Praias da região estão aptas para banho, diz Inea
Catarine Barreto 11/11/2023 09:14 - Atualizado em 11/11/2023 09:22
Praias de Santa Clara e Gargaú
Praias de Santa Clara e Gargaú / Michelle Richa
 
Com a chegada do calor, as praias da região começam a receber uma demanda maior de turistas e consequentemente de banhistas. Com exceção da praia de Sossego, em São Francisco do Itabapoana (SFI) e em um trecho, localizado em frente à antiga caixa d'água em Atafona, no litoral de São João da Barra (SJB), as praias da região se apresentam próprias para banho, segundo o boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O órgão ambiental ressaltou, por meio de nota, que a avaliação da qualidade da água das praias é feita com base na resolução CONAMA 274/2000, onde são verificados os níveis de bactérias de origem fecal (enterococcos) nessas amostras coletadas de água.

“Para se tornar própria para o banho, uma praia precisa ter no máximo 100 NMP (número mais provável) de enterococcus a cada 100 ml, em cinco coletas seguidas”, explicou.

Foram analisadas pelo Instituto, no litoral de Campos, na praia de Farol, pontos como em frente a antiga torre de rádio, em frente ao Clube Náutico, na direção da Colônia de Pescadores, em frente ao camping e em frente ao Balneário Lagamar. Todos apresentaram águas aptas para banho.

As praias analisadas em São Francisco de Itabapoana foram Guaxindiba, Manguinhos, Sossego, Tropical, Itaperuna, Sonho e Gargaú. Todas apresentam condições positivas para banho, exceto a praia de Sossego, onde a coleta foi feita em frente à Rua Principal da praia.

Por meio de nota, a secretaria de Meio Ambiente de SFI informou que realiza anualmente e frequentemente ações de conscientização, através de mídias digitais, veículos de imprensa locais, ações educativas com a participação de diversos grupos da sociedade para a limpeza de rios, praias e lagoas.

“Além das ações acima, a prefeitura disponibiliza coletores para que os banhistas destinem corretamente o lixo gerado na praia, bem como placas educativas fixadas em pontos estratégicos”, informou.

Com relação a proximidade do verão, a Prefeitura informou que já está organizando eventos de conscientização para turistas, banhistas e munícipes, através de distribuição de informativos de destinação correta de lixos e evento de limpeza de praias.

As outras análises foram feitas no Centro da Praia, em Manguinhos, em frente ao Bar Tubarão em Guaxindiba, em frente a Associação Óticas Precisão em Tropical, Em frente ao Hotel Mineirão em Itaperuna, Em frente à Rua Rio de Janeiro na praia de Sonho e em frente a terceira torre de transmissão em Gargaú. Todas aptas para banho.

São João da Barra também passou pela balneabilidade do Inea. Foram analisadas as praias de Grussaí, Chapéu do Sol e Atafona.

Em último levantamento feito pelo Instituto, a área em frente a caixa d'água, em Atafona, é a única imprópria para banho. Já nos pontos em frente ao nº 560 e em frente ao Espaço da Ciência, também em Atafona, a água está apta.

Em Grussaí, foram coletadas amostras com resultados positivos em frente à rua da ponte da Lagoa de Grussaí, em frente à Lagoa de Grussaí e em frente à rua do Sesc. Em Chapéu do Sol, as coletas foram feitas em frente ao Sítio Chapéu do Sol da Vovó.

Em gráfico divulgado pelo Instituto, onde é mostrado as praias aptas e impróprias para banho, nota-se que tanto o Pontal de Atafona e a Lagoa de Grussaí aparecem com suas marcações cinzas.

Questionado, o Inea acrescentou que. “Devido a longa distância entre São João da Barra e o laboratório do órgão, localizado na Barra da Tijuca, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está sendo reestabelecida e viabilizada a logística das análises das praias da região a fim de retornar com os pontos das praias de Pontal do Atafona e Lagoa de Grussaí o mais rápido possível”, explicou.

Mesmo com a maioria apta para acesso dos banhistas, o Inea recomenda evitar o banho de mar nas primeiras 24 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade e nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais.
Em Campos, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que mantém um cronograma de ações durante todo o ano no Farol de São Thomé. Uma equipe fixa atua na praia durante o período de verão. A pasta ainda desenvolve campanhas de conscientização e preservar as tartarugas é outro papel destacado. A Prefeitura de SJB ainda não respondeu a demanda. (C.B.)



ÚLTIMAS NOTÍCIAS