Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência será realizado em Campos
- Atualizado em 08/09/2023 16:28
Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência / Ilustração / Secretaria de Desenvolvimento Humano
Setembro é o Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A partir disso, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social vai realizar na próxima terça-feira (12) o Seminário Setembro Verde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão. O evento, que acontecerá no Teatro Trianon a partir das 8h, terá como tema a junção da sociedade em prol das pessoas com deficiência, o “Conectados por uma sociedade inclusiva”.

Podem participar do Seminário estudantes, profissionais da área e população em geral. As inscrições podem ser feitas através do site da prefeitura (AQUI). O evento acontece em parceria com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape).

Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social assiste 848 usuários portadores de necessidades especiais, por meio de organizações sociais. A prefeitura cofinancia através de termo de parceria, quatro instituições: Apoe, Apape, Apae e Educandário São José Operário. A prefeitura mantém a Residência Inclusiva, que atende usuários que contam com seis refeições e acompanhamento médico e multidisciplinar. A oferta dos serviços para pessoas com deficiência está na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais: Proteção Social Especial de Média Complexidade.

“Será um momento de troca com as famílias e os usuários. Teremos uma palestra voltada para as famílias, uma vez que um dos objetivos do serviço é aliviar a sobrecarga do cuidador, bem como apresentação das instituições. Ainda teremos mesa redonda com representantes da Educação, Saúde Mental e Assistência Social para ouvir as demandas das famílias e responder suas dúvidas”, disse Priscila Paes, coordenadora da rede socioassistencial privada.

SETEMBRO VERDE

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura com fala das autoridades e representantes das instituições

9h30 – apresentação da Banda APAEXONEI – banda dos usuários da Apae

9h50 – Palestra Cuidando de quem cuida – possibilidades que promovem cuidado para quem também precisa se cuidar. Palestrantes: Raquel Xavier (assistente social da Apape) e Maressa Ferreira (psicóloga da Apape)

10h30 – Apresentação da Banda Notas de Felicidade e Coral de Surdos da Apoe

10h50 - Mesa redonda com os representantes da saúde mental, educação, assistência e IMTT

11h30 – Apresentação de poesia com usuária Jéssica Ferreira Maia do Serviço de Assistência São José Operário – Título Amor à Distância

11h40 – Cncerramento - Dinâmica Sons, balanços e sorrisos – com a participação do professor de música Lucas Peres da Apape, a arteterapeuta Eliane Rangel da Apape e o instrutor de música Marcos Ferri da Apae
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS