Internas do presídio feminino recebem ações de saúde pelo "Agosto Lilás"
17/08/2023 15:30 - Atualizado em 17/08/2023 15:36
Presídio feminino Nilza da Silva Santos
Presídio feminino Nilza da Silva Santos / Divulgação
A secretaria municipal de Saúde, por meio do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), realiza nesta sexta-feira (18) uma ação educativa no presídio feminino Nilza da Silva Santos. O evento faz parte da campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Segundo o coordenador do PNAISP, Bruno Cordeiro, o evento visa conscientizar as internas sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher. Haverá palestras, poesia, música e uma roda de conversa acerca do tema. A palestra será ministrada pela enfermeira do programa, Rachel Gonçalves Maciel.
— A violência contra a mulher é uma questão de saúde pública devido à sua magnitude e impactos na saúde dessas vítimas e suas famílias. O que requer a organização dos serviços de saúde sob as dimensões da prevenção, promoção e assistência — disse o coordenador.
Também estarão presentes representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social; da subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e da subsecretaria de Políticas para Mulheres.
Programa — O município de Campos, por meio da portaria nº 2.715, publicada em 14 de outubro de 2021 pelo Ministério da Saúde, teve aprovada sua adesão à PNAISP. O objetivo do programa é garantir à população carcerária o acesso a uma saúde de qualidade. O atendimento médico, psicológico e de enfermagem ocorre dentro das penitenciárias, evitando que os detentos saiam para consultas.
O PNAISP funciona em três unidades prisionais de Campos (cadeia pública Dalton Crespo de Castro, presídio Carlos Tinoco da Fonseca, ambos no bairro da Codin, e presídio feminino Nilza da Silva Santos, no Centro). O programa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, técnico de farmácia, psicólogo e psiquiatra.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS