Hemocentro Regional intensifica coletas externas de sangue
- Atualizado em 29/07/2022 21:07
Unidade móvel do hemocentro
Unidade móvel do hemocentro / Divulgação - Prefeitura de Campos
O Hemocentro Regional de Campos segue intensificando as coletas externas com o auxílio de sua unidade móvel que vai percorrer vários pontos de Campos, assim como outras cidades da região, como São Fidélis e Santo Antônio de Pádua. Mas a primeira ação do mês está agendada para a próxima terça-feira (02), na Praça do Santíssimo Salvador, numa ação conjunta com a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

A assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, esclarece que as coletas externas têm sido fundamentais para equilibrar o estoque de sangue. “Para agendar basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, comentou.

Para doar - Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Agenda coleta externa agosto
02/08 - Praça do Santíssimo Salvador (coleta organizada pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres)
09/08 - Igreja Ministério Semeando Vida (Parque Santa Rosa)
11/08 - Conceição de Macabu
16/08 - Santa Casa de Misericórdia de Campos
20/08 - Praça Bem Viver (Donana)
23/08 - Bom Jesus do Itabapoana
25/08 - São Fidélis
30/08 - Santo Antonio de Pádua

ÚLTIMAS NOTÍCIAS