Café do Trabalhador em Guarus irá servir 500 unidades por dia
29/07/2022 18:50 - Atualizado em 29/07/2022 19:13
Os moradores da região de Guarus receberam, nesta sexta-feira (29), a segunda unidade do Café do Trabalhador. A inauguração aconteceu na Praça do Amarelinho, em Custodópolis, com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. O projeto é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Por R$ 0,50, o trabalhador terá acesso a café ou, então, café com leite, pão com manteiga e uma fruta. Serão distribuídos, assim como na unidade do Centro, 500 cafés da manhã por dia. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h.

Na oportunidade, o prefeito anunciou que, nesta primeira semana, o café está sendo ofertado gratuitamente, e para a comunidade do Santa Rosa, informou a finalização da licitação da Escola Municipal Lions I.

“O programa está sendo implementado em várias cidades do Estado. Quando pedimos o café para Campos, solicitei dois pontos ao governador e ele nos atendeu. Guarus não tem terminal rodoviário, mas era necessário que recebesse um equipamento como esse para atender a população. Um projeto que começou no governo do Garotinho, está sendo retomado pelo governador Claudio Castro. Eu, enquanto prefeito de Campos, quero agradecer a parceria com o governador”, disse Wladimir.
O prefeito destacou ainda outros avanços de sua gestão. “Estamos trabalhando muito e entregando muita coisa para a população. Reconstruir dá mais trabalho, mas seguimos avançando, sempre ao lado do povo. Todas as unidades escolares estão passando por reformas e manutenção. Quero informar à população que a licitação da Escola Lions I, no Santa Rosa, está pronta. A merenda é de qualidade e os uniformes estão chegando. Não vamos parar de avançar”, finalizou.
O prefeito também ressaltou, durante a inauguração do programa Café do Trabalhador na Rodoviária Roberto Silveira, na última quarta, que o deputado estadual Bruno Dauaire deu o pontapé inicial para reativar o projeto.

“Preciso fazer um registro, quando Bruno Dauaire esteve à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, ele quem começou a dar o pontapé inicial para reativar esse projeto no Estado. E é muito importante porque quando vi o termo de referência, fazia menção ao programa do café na estação de trem que o Garotinho e a Rosinha tinham feito lá atrás”, disse Wladimir.

“Tenho muito orgulho dessa caminhada ao lado de Wladimir. Enquanto secretário, atuamos juntos para a reabertura do Restaurante Popular e ele reconheceu nossa luta pelo Café do Trabalhador. O combate à fome tem que ser uma prioridade sempre, ainda mais em tempos de pandemia. E nosso compromisso sempre será lutar por quem mais precisa”, finalizou Dauaire.
Representando o Estado, a subsecretária de Governo, Joilza Rangel, ressaltou a parceria com a Prefeitura de Campos para o desenvolvimento de ações visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Hoje existe essa parceria consolidada. Fui adotada por Guarus e estar aqui hoje me deixa muito feliz”, frisou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, lembrou das ações do governo municipal no enfrentamento à fome. O município ampliou a entrega de cestas básicas, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS ) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); e cerca de três mil famílias já foram beneficiadas pelo Cartão Goitacá. O Restaurante do Povo ofertou mais de 600 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade.

“A implantação do café reforça a rede de proteção social. Nosso governo está empenhado em melhorar a vida das pessoas”, explicou Rodrigo. Entre os programas sociais criados pelo atual governo municipal também está o auxílio natalidade “Mãe Coruja”, que oferta kit enxoval para as gestantes referenciadas nos CRAS e CREAS.

A doméstica Érica Vasco dos Santos prestigiou a abertura do Café do Trabalhador, em Guarus, e elogiou a iniciativa. “O projeto é muito importante, ainda mais na realidade que a gente vive hoje, onde muitas pessoas não têm o que comer em casa. Agora vai ser diferente”, pontuou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS