Cerca de 70 atletas de diversos estados participaram do Kitefest 2025 do Verão “Alegria de Viver”, em São João da Barra, realizado no último fim de semana no Balneário Chris, em Grussaí. A competição disputada nas categorias TT Race, Big Air e Hidrofoil Tubular contou com uma premiação total de R$ 16 mil, troféus e kits de equipamentos, que foram distribuídos para os primeiros colocados.
O esporte que vem crescendo na região movimentou a programação esportiva e foi considerado sucesso por reunir o maior quantitativo de atletas em uma competição desta modalidade no município, além do público que compareceu em massa nas areias da praia para prestigiar o evento.
A realização foi da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com organização da Associação de kitesurf Norte Fluminense e apoio da Associação Brasileira de Kitesurf e da Confederação Brasileira de Vela.
“Apesar de ser uma prova local, junto com a Prefeitura preparamos um evento de nível regional, nacional e até internacional, devido ao alto índice de organização, segurança, estrutura e julgamento. Aqui o vento é favorável. Tirando o Nordeste, São João da Barra é um dos lugares que mais ventam no Brasil. Além disso, fomos pioneiros na Categoria Especial para que pessoas com PCD tivessem a oportunidade de participar”, declarou a presidente da Associação de kitesurf Norte Fluminense, Isabelle Rabelo.
– Entre os atletas destaques da competição tivemos o vencedor na Gran-Master, Fernando Giestas, que veio do Espírito Santo, (tetracampeão do Rally dos Sertões, o maior rally de kitesurf do mundo). Os sanjoanenses vencedores da Categoria Infantil – Sub 14, Luccas Filho, e da Categoria Juvenil – Sub 19, Vittor Filho, ambos com diversos títulos importantes em suas carreiras, além de outros atletas de cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro – completou Izabelle.