Organização filantrópica americana seleciona empresa do Startup Campos
15/04/2024 19:58 - Atualizado em 15/04/2024 20:02
Participante do Programa Municipal de Apoio a Startups – Startup Campos, a empresária Daniele Grangeiro, da Inove-ESG, foi selecionada pelo programa de aceleração Oi Osten da Wadhwani Foundation. Signatário do Giving Pledge, iniciativa criada em 2010 pelos bilionários Bill Gates, Melinda French Gates e Warren Buffett, que incentiva famílias e donos de grandes patrimônios em diferentes países a assumir o compromisso de doar pelo menos metade de suas fortunas para causas sociais e de impacto socioambiental.

Daniele participa do programa por meio do projeto “Consultoria, diagnóstico e relatório de maturidade e sustentabilidade, com rastreabilidade de evidências e práticas de impacto positivo”. Ela destacou a oportunidade única de fazer parte de uma iniciativa que não apenas impulsiona negócios, mas também promove impacto social significativo. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) em parceria com a TEC Incubadora.

Daniele conta que teve conhecimento do processo seletivo promovido pela Oi Osten em parceria com a InovaBra, o ecossistema de inovação do Bradesco, voltado para empresas lideradas por mulheres que buscam gerar um impacto social positivo. Decidiu se inscrever e passou por diversas etapas de seleção, incluindo uma análise da empresa e do seu impacto na geração de renda dentro do conceito de valor compartilhado.

Recentemente, recebeu um e-mail confirmando a participação no programa, que se estenderá até o dia 2 de julho, culminando com um evento de apresentação em São Paulo, no espaço da InovaBra, perante um júri global.

“Uma das oportunidades incríveis oferecidas é que as três empresas finalistas terão acesso a um investimento de até R$ 300 mil. Além disso, seremos reconhecidas globalmente pela Fundação Wadhwani como negócios de impacto social positivo. Essa fundação, liderada pelo empresário do Vale do Silício Romesh Wadhwani, tem um histórico impressionante de promover o desenvolvimento em países com economias emergentes e estimular a criação de empregos de qualidade. Desde sua fundação em 2000, a Fundação Wadhwani tem deixado uma marca positiva em dezenas de países na Ásia, África e América Latina. Estou extremamente empolgada com essa oportunidade e animada para fazer parte desse movimento em prol do impacto social positivo”, explica Daniele.

Gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo também parabenizou a INOVE ESG, por ter sido selecionada no programa de aceleração Oi Osten da Wadhwani Foundation. “Importante conquista que nos traz alegria e confirma a importância do papel da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que contribui fomentando bolsas de desenvolvimento tecnológico às startups para que possam ser acompanhadas pela TEC Incubadora a alcançarem resultados”, conclui Adriana.

Professor e diretor da TEC Incubadora, Edson Terra disse que a conquista da INOVE ESG é uma honra para todos, pois a atuação em negócios de impacto social agrega a realização do bem social com a geração de empregos qualificados.

“Ter uma incubada garantindo uma vaga nesse concorrido programa internacional de aceleração é mais uma prova de que estamos no caminho certo. A INOVE ESG está no programa de incubação da TEC e é uma das startups selecionadas no edital municipal Startup Campos. Essa é uma parceria da TEC com a Prefeitura, que temos muito orgulho de participar. O objetivo é o desenvolvimento de novos negócios e, consequentemente, movimentar a economia do município, com oportunidades de trabalho, pagamento de impostos, etc. Assim toda a sociedade é beneficiada”, disse Edson.

O programa de aceleração Oi Osten da Wadhwani Foundation é uma iniciativa que visa impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico por meio do apoio a startups e empresas emergentes. Com sua origem na visão compartilhada de transformar comunidades por meio do empreendedorismo, esse programa se alinha com os valores e objetivos do Giving Pledge, um compromisso filantrópico de destaque no mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS