Estado lança aplicativo que irá conectar as agroindústrias fluminenses às grandes redes de supermercados
- Atualizado em 18/03/2024 14:56
Super Rio Expofood
Super Rio Expofood / Divulgação
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da sua empresa de pesquisa agropecuária, a Pesagro-Rio, lança neste ano, no Super Rio Expofood, um aplicativo que liga produtores rurais às grandes redes de supermercados e aos grandes compradores de produtos.
O objetivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o novo app é que o uso das tecnologias e das soluções de inovação promovam um estreitamento na relação entre o mercado e os produtores rurais. Essa iniciativa facilitará o escoamento dos insumos produzidos no campo, criando novas oportunidades para os negócios do Agro fluminense.
De acordo com o secretário de Agricultura, Flávio Ferreira, o Governo do Estado investiu nessa nova ferramenta para impulsionar cada vez mais os empreendimentos rurais. O que queremos é sempre criar novas oportunidades tanto para o agricultor quanto para o crescimento econômico do Rio.
O aplicativo terá sua versão de teste apresentada exclusivamente ao público presente no evento e funcionará como um marketplace. O produtor faz um cadastro, insere todas as informações relativas ao seu produto e seus dados ficarão disponíveis para todos os compradores das grandes redes varejistas do estado. O objetivo é que, em médio prazo, o cadastro esteja acessível para toda a cadeia de supermercados do país.
A tecnologia será apresentada pela Pesagro-Rio no espaço AgroRio Business. “Esse espaço será uma grande vitrine para produtor agropecuário do estado. Ele contará com a presença de 25 agroindústrias representantes das diversas cadeias produtivas fluminenses que poderão apresentar seus produtos e fechar novos negócios”, explica Paulo Renato Marques, presidente da instituição.
A 34ª edição da SRE Trade Show - Super Rio Expofood acontecerá entre os dias 19 e 21 de março de 2024, em dois pavilhões do Riocentro, somando 45 mil m² de área e uma extensa programação. O evento contará, além da exposição, com atualização, networking e negócios do setor varejista de supermercados, bares, restaurantes, hoteleiros, panificadores, food service e nutricionistas do país.
A SRE Trade Show conta com o patrocínio ouro da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Marquespan, Friboi e Maturata, além da parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ e a parceria estratégica da Pesagro-Rio e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.
Promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e pela Base Promoções, a iniciativa entrou para o Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como a maior área de exposição de negócios do setor supermercadista, reconhecido entre os profissionais do setor alimentício de todo o Brasil como melhor e mais inovador evento de negócios das Américas.
Além de diversas palestras e painéis de debates com especialistas, é por lá que estão instalados dois grandes atrativos: o Espaço Gourmet Show, onde acontecem aulas show e degustações com chefs renomados.
Com o lema “Problemas Globais, Soluções Locais”, a SRE Trade Show recebe pela segunda vez a Convenção das Américas de Supermercados. O encontro, promovido pela Associação das Américas de Supermercados (ALAS) — presente em 16 países —, também acontece em um dos espaços do megaevento. Ao longo dos três dias, a Convenção das Américas de Supermercados receberá diversos palestrantes, nomes de referência no mercado.
Fonte: Governo do Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS