Feira de Oportunidades é lançada em Campos
06/08/2022 08:00 - Atualizado em 06/08/2022 08:59
Lançamento da Feira de Oportunidades
Lançamento da Feira de Oportunidades / Divulgação - Firjan
Com o objetivo de estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado, foi lançada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) a quinta edição da Feira de Oportunidades, durante evento nessa quinta-feira (4), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A expectativa é que a Feira atraia em torno de 40 mil pessoas, nos dias 4 e 5 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano.
A Feira de Oportunidades reunirá empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho. Durante o evento, as empresas da região poderão apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho.
Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e estandes para exposição, além de apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas.
A pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do Instituto Federal Fluminense (IFF), Cátia Cristina Viana, apresentou os objetivos da Feira e disse que o evento dá esperança, após o período da pandemia, de as pessoas sonharem.
— A nossa expectativa é que a Feira de Oportunidades consiga reunir empresas que atuam na região e estudantes, tanto do ensino superior como do ensino profissional e tecnológico de nível médio e estudantes que ainda estão fazendo o ensino fundamental, no oitavo e nono anos. Nós queremos apresentar as possibilidades para esses estudantes, fazer conexões e criar parcerias e oportunidades. Além dos estandes, teremos palestras nestes dois dias voltadas para organização do currículo e apresentação em entrevista. São palestras mais voltadas para recursos humanos e para desenvolvimento de pessoas e palestras técnicas também. Teremos, ainda, visitação a instituições de educação profissional e tecnológica e de ensino superior, para que os estudantes possam conhecer os ambientes e as atividades desenvolvidas. O que vai servir como uma orientação para as suas futuras profissões. Nosso objetivo é gerar nos nossos jovens a esperança e sonhos, e que uma rede de contatos seja estabelecida entre eles e para eles — ressaltou Cátia.
O presidente do Fidesc e reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, falou sobre a importância do evento e das oportunidades que ele promove. “Oportunizar é uma ação de trazer esperança para nossa região, país e nas vidas das pessoas. As empresas com quem conversamos afirmam que estão voltando a contratar, e com o engajamento que estamos percebendo, podemos afirmar que esta edição será a maior de todas as feiras”, afirmou.
— Vivemos um momento de aumento de contratações e revigoramos nosso poder de investimentos, por isso a hora de se qualificar é agora. É importante que as instituições e o setor público se retroalimentem para que o ciclo seja completo e que possa gerar resultado para a população. A juventude precisa de qualificação e, consequentemente, de emprego, e o evento é uma oportunidade para o jovem levar o currículo e poder sair empregado — destacou o prefeito Wladimir Garotinho.
— A Feira de Oportunidades é uma tradição na região, e que vem ao encontro das maiores potencialidades da nossa economia. Temos aqui reunidos algumas das maiores instituições técnicas e de ensino no país, além de uma gama enorme de empresas ligadas ao mercado de petróleo e gás, de modo que a Feira constitui um elo fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico da região — disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
A cerimônia de apresentação desta edição da feira contou com a participação de dezenas de instituições públicas e privadas atuando em conjunto, seja como correalizadoras ou apoiadoras. Durante o lançamento, foram apresentados a programação da Feira, que será realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2022, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, em Campos-RJ, e os apoiadores do evento: Prefeitura de Campos, Firjan, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS