'Ainda estou aqui' e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
23/01/2025 10:59 - Atualizado em 23/01/2025 12:02
Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui / Alile Dara Onawal
"Ainda estou aqui" foi indicado ao Oscar 2025 de Melhor Filme, lista geral e principal da premiação, além de também ter sido indicado para Melhor Filme Estrangeiro nesta quinta-feira (23). Fernanda Torres também concorrerá para Melhor Atriz, categoria que venceu no Globo de Ouro deste ano. O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.
Filme brasileiro concorre, na categoria de Melhor Filme estrangeiro, com "Emilia Pérez" (França), "Flow" (Letônia), "A Garota da Agulha" (Dinamarca) e "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha). Esta é a segunda vez que um filme dirigido por Walter Salles é indicado ao Oscar. A primeira foi com "Central do Brasil", na premiação de 1999. Naquele ano, o prêmio foi para "A Vida É Bela", do diretor italiano Roberto Benigni.

"Ainda estou aqui" é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. No filme, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pela ditadura militar.
Na disputa de Melhor Filme com 'Ainda estou aqui', estão os filmes "Anora", "O brutalista", "Um completo desconhecido", "Conclave", "Duna: Parte 2", "Emilia Pérez", "Nickel boys", "A substância" e "Wicked". Para a disputa de Melhor Atriz, junto com Fernanda Torres, estão concorrendo Mikey Madison ("Anora"), Demi Moore ("A substância"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez") e Cynthia Erivo ("Wicked").
Até esta edição, o Brasil já foi indicado a prêmios do Oscar em 13 cerimônias, considerando filmes nacionais e coproduções com outros países. Foram várias categorias, mas nunca ganhou uma estatueta.
O Oscar foi criado na década de 1920, e a primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com "Orfeu Negro".

Na categoria Melhor Filme Internacional, o Brasil agora tem cinco indicações, sendo elas: "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O Que É Isso, Companheiro?", em 1998; "Central do Brasil", em 1999; "Ainda Estou Aqui", em 2025.
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS