Prefeitura e Ferroport assinam protocolo de intenções para restauração do Solar dos Airizes
04/07/2023 20:04 - Atualizado em 04/07/2023 20:12
Assinatura de protocolo de intenções
Assinatura de protocolo de intenções / Secom Campos
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o presidente da Ferroport, Carsten Bosselmann, assinaram, nesta terça-feira (4), um protocolo de intenções firmando parceria para a realização de projeto e obras de restauro do Solar dos Airizes. Por meio da Lei de Projetos de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), a parceria prevê, também, a manutenção do acervo cultural do solar do século XIX, um patrimônio histórico do município.
— Esse é um dia histórico, em que estamos dando um passo extraordinário rumo à valorização da nossa cultura e da nossa história. Parabenizo à equipe da Ferroport por entender a importância desse trabalho, dessa parceria que representará uma verdadeira conquista para o povo campista e de toda a região — destacou o prefeito Wladimir Garotinho.
Conforme a Portaria nº 952, publicada no Diário Oficial do Município em 16 de maio deste ano, a Ferroport — empresa que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu — integra o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo prefeito para definir os estudos e ações relativos à restauração do Solar dos Airizes, prédio histórico situado em Martins Lage, na BR 356 (Campos-São João da Barra). Também fazem parte do GT, que é presidido pelo subprocurador-geral, Luiz Francisco Boechat Jr., representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e das secretarias municipais de Planejamento Urbano e de Obras e Infraestrutura.
O CEO da Ferroport, Carsten Bosselman, destacou o interesse da empresa em ver o solar restaurado. “A gente se reuniu para assinar um termo de trabalho conjunto para a criação de um projeto para definir como vamos reformar o Solar dos Airizes, que ficou tanto tempo abandonado e, agora, tem a oportunidade de ganhar vida de novo. Vamos avaliar medidas conjuntas para restaurar o prédio em parceria com a Prefeitura. O grupo vai iniciar as discussões técnicas sobre as intervenções, formulação de projeto e suas etapas, principalmente aquelas de caráter mais urgente”, destacou Carsten.
— O protocolo de intenções que foi assinado hoje formaliza a vontade da Ferroport de abraçar o projeto de restauração do Solar dos Airizes. Nas próximas reuniões do Grupo de Trabalho serão colocadas as possibilidades de projetos, para se entender a dimensão, tempo, valores, entre outros detalhes. Depois, a partir do consenso do GT, vai ser montado um projeto a ser submetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a outros órgãos competentes para, com a aprovação, se dar início às obras de reparo e restauração do Solar dos Airizes — detalhou o procurador-geral do Município, Roberto Landes.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS