Festival Gastronômico de São Fidélis acontece de sexta-feira a domingo
Matheus Berriel 05/07/2023 10:42 - Atualizado em 05/07/2023 13:53
Foto: Divulgação
De sexta-feira (7) a domingo (9), será realizada a primeira edição do Festival Gastronômico de São Fidélis. A iniciativa é da Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente, com uma programação que incluirá barracas de comidas e bebidas, workshop com o chef Vicente Maia, roda de samba e shows de artistas locais. Todo o evento acontecerá no Centro da cidade, movimentando a praça Guilherme Tito de Azevedo e a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, onde haverá o workshop. A Prefeitura de São Fidélis apoia o evento, que tem patrocínio da iniciativa privada.
A Associação Cultural Paulo Fernando Abreu Valente foi fundada em setembro do ano passado pela psicóloga Glória Abreu, cujo filho Paulo Fernando foi uma das vítimas da Covid-19, aos 28 anos, em julho de 2021. O objetivo da associação é promover o desenvolvimento cultural e educacional em São Fidélis, em forma de homenagem a Paulo Fernando, que era jornalista e publicitário. Apaixonado pela literatura, ele mantinha no Instagram o projeto Bibliotecagram, em que divulgava e comentava livros.
— A associação foi criada com objetivo de realizar um sonho do meu filho, que era realizar trabalhos sociais e culturais em sua cidade natal. Além disso, foi a maneira que eu achei de fazer o meu filho permanecer vivo junto a mim e à comunidade fidelense. Dessa maneira, eu mantenho vivo o legado dele, de incentivar a leitura, a arte, a cultura para as crianças menos favorecidas, além de incentivar o turismo local — afirma Glorinha Abreu, como é conhecida entre os fidelenses. — Ele sempre quis que a nossa cidade pudesse se destacar no estado e no Brasil, até mesmo fora, como se destacou na época da Festa da Lagosta, que foi destaque internacional — complementa.
Dois eventos já foram realizados pela associação. No seu lançamento, em setembro de 2022, o anfiteatro da Biblioteca Municipal recebeu exposições e apresentações de artistas fidelenses. Já em dezembro, houve o espetáculo teatral “Itacolomi - Um conto de Natal”, apresentado por alunos do Colégio Particular de União e Construção (Cepuc) no salão nobre do Colégio Estadual de São Fidélis (Cesf). A novidade agora é o Festival Gastronômico, em que estão confirmados diversos estabelecimentos fidelenses, como Reservado, Fontenele Forneria, House 972, Parças Bar e Choperia, Restaurante da Pedreira, Sobrado Bar e Restaurante, Parada do Caldo de Cana, Tok Oriental, Cantinho do Sabor e Com amor, Talyta; além da Kiberia de Italva e do chef Vicente Maia, de Niterói. No sábado (8), às 16h30, Vicente fará uma aula-show ensinando técnicas de risoto e preparando dois pratos especiais para serem conferidos pelo público. Esse workshop é a única atração paga do evento, com inscrição a R$ 30.
A programação musical é totalmente formada por artistas locais. Na sexta-feira, a abertura será por conta de Olinda Messias e banda, às 19h. Em seguida, vão se apresentar Fábio Maia e Vicente, além do sambista Vicente de Paula. Já no sábado, haverá roda de samba com o grupo Samb’Art e convidados, às 17h, além de shows de Márcio Deline e da Banda Quinto Elemento, a partir das 19h30. Em ambos os dias, o público poderá interagir com robôs gigantes de LED. Para o domingo, estão previstas atividades físicas e recreativas em parceria com academias da cidade, a partir das 8h. Das 11h. Em diante, novos shows de Olinda Messias e Vicente de Paula. Além do funcionamento das barracas, haverá presença dos comerciantes da Nova Feira Rural de São Fidélis.
Por ser a primeira edição do festival, a expectativa de Glorinha Abreu é de um bom público, formado majoritariamente por moradores de São Fidélis e de cidades vizinhas, como Campos, Cambuci e Itaocara. Porém, há o desejo de que outras edições aconteçam nos próximos anos, preferencialmente em julho, por conta das férias escolares, favorecendo o comparecimento de fidelenses ausentes e de turistas que pretendam conhecer a Cidade Poema.
— O nosso desejo é de que o festival faça parte do calendário do municipio, para que se torne um evento turístico na nossa cidade — destaca Glorinha. — Gostaríamos de deixar bem claro que a associação é apolítica. Não temos nenhum envolvimento político com nenhum partido, não temos fins lucrativos. O nosso único objetivo é oferecer cultura e incentivar o turismo da nossa região. Esperamos que, com o resultado deste ano, que, se Deus quiser, será um sucesso, nos próximos anos teremos mais turistas e conseguiremos fazer desse festival um grande atrativo para visitante de todas as partes do Brasil — finaliza a realizadora.
Glorinha Abreu e o filho Paulo Fernando
Glorinha Abreu e o filho Paulo Fernando / Foto: Reprodução/Facebook

ÚLTIMAS NOTÍCIAS