Fusão GB-RJ foi ruim para os dois estados
Saulo Pessanha 14/03/2024 08:03 - Atualizado em 14/03/2024 08:03
Postei recentemente aqui no blog que a ponte Rio-Niterói, ora completando 50 anos, foi importante para a fusão da Guanabara com o Rio de Janeiro. Mas que, com o decorrer dos anos, a medida imposta pelo governo militar não agradou aos dois lados.

A fusão GB-RJ ainda é lamentada, sobretudo pelos cariocas. Na seção de cartas de O Globo, Euzebio Simões Torres relata que a sua geração, nascida em 30, conheceu um Rio fidalgo. “Depois veio 64 e acabaram com a economia e a elegância da cidade”.

Na opinião de Euzebio Torres só há uma saída para que o Rio retome a prosperidade: voltar a ser o Estado da Guanabara, com o jogo sendo liberado, fomentando um turismo empresarial pujante. “Uma Mônaco”, assinalou.

A fusão RJ-GB, pode-se dizer, foi ruim para os dois lados. Niterói perdeu muito quando deixou de ser a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. O efeito foi um abalo político-financeiro.

Niteroiense, o jornalista Gilson Monteiro revela, no seu blog, que o esvaziamento da cidade foi logo sentidocom a desativação do Palácio do Ingá, onde despachava e morava o governador do antigo RJ.
CAMPISTAS GOVERNADORES
Por sinal, alguns campistas alcançaram a chefia do governo, ocupando então o Palácio do Ingá. Tiveram assento ali Togos de Barros, Celso Peçanha e Theotônio Ferreira de Araújo.

Com a fusão, lembra Gilson Monteiro, foram para o outro lado da baia a Assembleia Legislativa, e todos os tribunais do Estado do Rio de Janeiro que tinham Niterói como sede.

Acompanhando a debandada governamental, muitas empresas, sobretudo as estatais, seguiram o mesmo caminho, transferindo as suas sedes para o Rio de Janeiro.

Daí, revela Gilson, que a partir da desativação de vários prédios houve a redução de gente circulando nas ruas do centro, afetando o movimento do comércio. “Moradores dos outros 63 municípios também foram obrigados a atravessar a baia”, lembra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]