Rodrigo Bacellar destaca força do interior e importância do diálogo
16/06/2023 16:15 - Atualizado em 16/06/2023 16:16
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, participou nesta sexta-feira (16) do painel Rio de Braços Abertos, durante Seminário Esfera RJ, ao lado do governador Cláudio Castro e do presidente do TJ, Ricardo Cardozo.

Indagado sobre o Porto do Açu, em São João da Barra, Bacellar destacou o novo momento do estado e a força do interior. “Nos últimos anos passamos a enxergar o Estado como um todo, olhando as vocações e potencialidades de cada região. E na minha região temos o Porto do Açu que deixou de ser um caminho apenas para o desenvolvimento do interior. É um marco para o Estado e também para o Brasil”, frisou Bacellar, lembrando que está sendo concluída pelo governo do estado uma ponte que é aguardada por mais de 40 anos pela população. A ponte da integração conecta os Municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
No mesmo evento, em um jantar promovido pela Esfera Brasil, nessa quinta-feira (15/06), no Palácio das Laranjeiras, o governador Cláudio Castro reforçou a um grupo de mais de 180 líderes empresariais a capacidade do estado em reassumir o protagonismo no cenário energético e de exportações do Brasil após a superação de adversidades fiscais, citando também a importância do Porto do Açu.

— Nosso maior ativo é que nós temos 85% da produção de petróleo e 73% de gás do país. Somos o segundo estado que mais envia dinheiro para a União, ou seja, 20% de toda a arrecadação federal sai de quem empreende e produz no Rio de Janeiro — disse.

Castro também destacou aos convidados como o Rio atualmente possui um ambiente de negócios seguro e estável, atraindo negócios nos mais variados setores econômicos. Esse setor empresarial forte e diversificado, segundo ele, permite com que as empresas de múltiplos setores tenham destaque.

— Voltar a mostrar esse Rio de Janeiro é voltar a mostrar o Brasil que cresce. Temos um porto que é o maior do Brasil, o Porto do Açu. Ele tem duas vezes a área territorial de Manhattan, em Nova York. Trata-se do maior Complexo Portuário da América Latina, que só com 15% de operação já é responsável pela exportação do petróleo do Brasil. Temos o segundo maior parque industrial do país, o segundo maior mercado consumidor, somos o primeiro lugar em turismo e temos o maior pólo energético do Brasil — destacou Castro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]