Reunião em Brasília sobre Atafona
/
Divulgação
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se comprometeu a investir nas obras de intervenções necessárias para mitigar as consequências do avanço do mar em Atafona, distrito de São João da Barra. O pedido foi feito pelo secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, e pelo deputado federal Murillo Gouvêa, ambos do União Brasil, em reunião realizada em Brasília, nesta quarta-feira (17), que contou ainda com a presença da prefeita de SJB, Carla Caputi (sem partido) e nove vereadores do município.
Gouvêa vai destinar emenda parlamentar, inicialmente de R$ 1,8 milhão, para viabilizar o estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental realizado pelo geógrafo marinho Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em seguida, a proposta com a melhor alternativa será apresentada ao ministério para obtenção dos recursos e iniciar as obras.
Também foi discutida foi outra indicação feita pelo gabinete do deputado requerendo providências urgentes em relação aos grandes problemas causados pelas cheias e também secas dos rios Muriaé, Pomba e Paraíba do Sul, afetando aproximadamente 20 cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
— Estamos colocando nosso mandato na linha de frente pelo interior do estado. Reunir entidades e ministros, alocar verbas e debater ações efetivas é o começo de um trabalho longo que precisará do apoio de todos. Atafona e as cidades do Norte/Noroeste terão um representante ativo na Câmara — afirmou o Murillo Gouvêa.
Como titular da Habitação do Rio de Janeiro, Bruno Dauaire tem buscado estreitar a relação com o Governo Federal para garantir a aplicação de recursos no estado. Já teve reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho e recebeu, na última semana, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Além disso, criou uma subsecretaria de prevenção e erradicação de riscos e desastres.
— Atafona é um símbolo fluminense e tem grande relevância pela proximidade com o Porto do Açu. Estamos nessa luta há muitos anos e precisamos ter o Estado e a União trabalhando em conjunto. Assim poderemos realizar o sonho de mitigar esse problema e devolver a história a centenas de pessoas que perderam suas casas — afirmou Bruno Dauaire.
A prefeita Carla Caputi também comentou sobre os resultados da reunião. "Chegamos à conclusão da necessidade de um estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental atualizado, para assim termos conhecimento da melhor alternativa para o caso de Atafona e Açu. Inclusive sendo essa a recomendação do Ministério Público Federal e do ministro da Integração", destacou a prefeita.
Ao encerrar o encontro, Murillo também fez um convite ao ministro Waldez para que a região seja visitada o quanto antes pelo mesmo, com a tentativa de agendamento imediato do compromisso, que ficou de ser marcado para os próximos meses.
A erosão crônica do balneário do Norte do estado já foi noticiada em vários jornais do mundo por ser uma das consequências assustadoras do aquecimento global. O mar avança até seis metros por ano e já tomou mais de 500 casas, numa faixa superior a dois quilômetros. Ainda há cerca de 100 casas em risco.