Murillo Gouvêa recebe prefeita e vereadores para encontro com ministro sobre Atafona
Rodrigo Gonçalves 15/05/2023 16:36 - Atualizado em 15/05/2023 18:10
Divulgação
Há cerca de um mês, ao participar dos festejos de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, o deputado federal Murillo Gouvêa (União) esteve na área onde o mar avança e prometeu a um grupo de políticos sanjoanenses que iria tentar, em Brasília abrir um canal para debater o problema e tentar uma solução. Nesta quarta-feira (17), o primeiro passo será dado em uma reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, às 14h.
Uma comitiva formada pela prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido) e os nove vereadores do município, entre eles o presidente da Câmara, Alan Barreto. “Estou bastante otimista com a pauta. O avanço do mar em Atafona (SJB) é um problema que precisa unir a todos para que a gente possa conseguir esta obra que é muito importante e esperada. A expectativa é sempre positiva”, comentou Alan.
A luta para minimizar os impactos provocados pela erosão marítima na foz do rio Paraíba do Sul é uma luta de décadas e já destruiu centenas de casas. Já há estudos feitos no local, inclusive pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), na época conseguidos pelo então deputado estadual Roberto Henriques. O levantamento foi feito há cerca de dez anos e, por isso, a proposta é discutir a elaboração de uma nova pesquisa que possa permitir o uso de tecnologias já aplicadas em alguns lugares do Brasil para o engodamento da faixa de areia, como aconteceu no litoral do Espírito Santo.
Tanto Carla Caputi, quanto os vereadores já estão no Rio nesta segunda-feira, onde também têm agendas. Quem também faz parte da comitiva é a secretária de Meio Ambiente de SJB, Marcela Toledo, o geógrafo marinho e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões, e o secretário do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Siqueira, que também se reuniu com o deputado Murillo Gouvêa, logo após a posse para tratar também sobre as demandas relacionadas às cheias e estiagens no Norte e Noroeste Fluminense.
— Nós vamos tratar de duas agendas lá em Brasília, uma com os vereadores e prefeitura com o ministério; e outra é a questão das enchentes, um relatório das cheias do Pomba e do Muriaé, que causa o problema nas cidades. Estamos indo eu e o tenente-coronel da Defesa Civil Estadual, porque esse trabalho é em conjunto com a Defesa Civil. Fizemos um trabalho inédito muito consistente feito de março para cá, um levantamento e uma análise dessas cheias, os impactos, o prejuízo, etc. Nós vamos apresentar isso Brasília para ver se eles fazem alguma ação aqui, em parceria com o estado, municípios. Vamos falar dos danos pelas secas também à agricultura, pecuária... formulamos um documento e faremos uma apresentação lá em Brasília — relatou João Siqueira.
Ao participar do Folha no Ar, da Folha FM 98.3, no último dia 28, o deputado Murillo comentou sobre o encontro com o Comitê do Baixo Paraíba e também sobre o que iria buscar por Atafona em Brasília.
— Avançamos com um grupo para a gente tentar buscar uma saída com a bancada do Rio para resolver a questão do avanço lá na praia. Eu fiz um compromisso com os vereadores lá, fiz um compromisso com as lideranças lá. O projeto, se eu não me engano, fica em R$ 4 milhões. Esse ano, eu destino verba do nosso gabinete para fazer o projeto. E a partir do ano que vem a gente entra numa força-tarefa com outros deputados, articulando com todo mundo lá. Uma semente nós vamos plantar lá. Eu não posso afirmar que nós vamos resolver. Mas, uma semente do nosso mandato nós vamos mandar para lá, porque é importantíssimo — falou à Folha FM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]