Cuidado emocional na Educação: Um imperativo necessário
30/10/2023 13:12 - Atualizado em 30/10/2023 13:21
Há cinco anos, enquanto embarcava em uma jornada educacional que me levou a diversas partes do Brasil e a países como a Finlândia, fui impactado pela necessidade premente de incluir, de forma estruturada, o tópico da saúde emocional e do bem-estar no currículo escolar. A inteligência emocional, a compreensão das emoções, o cuidado e a prevenção passaram a ser pilares fundamentais em um mundo em constante transformação.

Hoje, quando olhamos para os eventos recentes que marcaram nosso país, principalmente as tragédias envolvendo indivíduos que tomaram a trágica decisão de tirar suas próprias vidas, a necessidade de ampliar nossa atenção e cuidado com o próximo se torna inegável. É um chamado urgente para enxergar as pessoas com empatia, compreensão e, acima de tudo, cuidado.

Agora, mais do que nunca, é o momento de agir. Não podemos adiar a inclusão da educação emocional no currículo escolar, eu não tive medo de ser pioneiro em falar de saúde sociemeocional num cenário que a aprovação e vagas de universidades eram o maior marketing das Instituições de ensino.
O amanhã é incerto, e o futuro de nossas crianças depende da ação que tomarmos hoje.

É importante ressaltar que não estamos buscando enaltecer um movimento de maneira excessiva, mas, sim, destacar que nosso público-alvo - pais, educadores, mestres e doutores em educação - compreenda a seriedade desse chamado à ação. Trata-se de uma convocação à responsabilidade coletiva de promover um ambiente escolar onde a saúde mental seja cuidada com a mesma atenção e importância que a saúde física.

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, cultivar a saúde mental nas salas de aula se tornou um ato de amor e compromisso com o futuro de nossas gerações. Não podemos mais esperar para tomar medidas decisivas. O momento de agir é agora.

Reconhecendo que a saúde mental é tão vital quanto a saúde física, devemos encarar a inclusão da educação emocional nas escolas como um investimento na resiliência e no bem-estar de nossa sociedade. Não é um exagero afirmar que a saúde mental é a base para uma sociedade saudável, produtiva e compassiva. Portanto, não podemos mais adiar o cuidado emocional em nossa educação. É hora de promover mudanças significativas que moldarão o futuro de nossas crianças, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e compreensão. O futuro está em nossas mãos, e é nossa responsabilidade agir agora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.