Estimulantes e calor
Leonardo Gama - Atualizado em 04/02/2024 07:32
Dois artigos recentemente publicados trazem um alerta importante nesses tempos de calor e pré-carnaval:
tenhamos cautela com o uso de energéticos, cafeína, etc, principalmente no calor.
Com as temperaturas típicas do nosso verão "senegalês" e as festividades, como shows e carnaval, é importante que tenhamos certos cuidados para evitar que a diversão se torne um problemão.
Além da hidratação adequada, que deve ser frequente, pois não adianta ingerir de uma vez 2 litros de água e ficar desidratado o resto do tempo, é necessário cautela com certos hábitos recentes.
O consumo de bebidas energéticas, cápsulas de cafeína e outros suplementos voltados à prática de atividades físicas, como os chamados pré treinos tem seus riscos, que aumentam junto com a temperatura.
Alterações na frequência cardíaca, risco de elevação na pressão arterial, ansiedade e insônia são os efeitos colaterais mais comuns, que na presença de altas temperaturas podem se agravar. 
O consumo de bebidas alcoólicas é outro fator de risco, pois aceleram a desidratação e a sensação de que estamos ingerindo líquido muitas vezes reduz ou elimina a sensação de sede.
O organismo desidratado sofre de várias formas, como o aumento da viscosidade do sangue, sofrimento renal, estresse hepático, sobrecarga cardíaca, etc.
A ingestão de estimulantes em uma situação de desidratação, aliada à intoxicação por álcool e calor pode desencadear problemas bem sérios, até mesmo óbito.
Para complicar ainda mais, o consumo de drogas sintéticas altera em muito as sensações corporais, como sede, necessidade de sono, capacidade física...em resumo: o indivíduo se sente super homem, mesmo estando em um quadro que normalmente levaria a pessoa à cama ou mesmo um pronto atendimento de saúde.   

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]