Procon RJ multa Enel em mais de 113 mil por falha na prestação de serviço em Pádua
03/02/2024 14:00 - Atualizado em 03/02/2024 14:22
Funcionário da Enel realizando reparos
Funcionário da Enel realizando reparos / Foto: Reprodução
Nesta sexta feira (2), o Procon Estadual do Rio de Janeito multou a concessionária de Energia Elétrica Enel em R$ 113.991,11, por falhas na prestação de serviço no município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Além disso, instaurou ato sancionatório em face da Light em razão dos constantes problemas ocorridos na zona norte do Rio, na Ilha do Governador.

Problemas como queda de energia elétrica, oscilação na rede elétrica, queima de eletrodomésticos e demora excessiva no restabelecimento do serviço, foram alguns dos problemas que resultaram na aplicação da multa à Enel e na instauração do ato sancionatório à Light.

- As reclamações em face da Light, somente este ano, totalizam, até o momento, 275 queixas e a sua maioria gira em torno de diversas falhas na prestação de serviço. Quando o bairro da Ilha do Governador foi atingido pela falta de luz e a demora excessiva no retorno, fizemos uma força tarefa no bairro e conseguimos ajudar os moradores de uma forma mais rápida, no entanto, os problemas continuaram e por isso, instauramos ato sancionatório em face da empresa, que poderá ser multada em mais de 13 milhões de reais. Afirma Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.

A Enel terá 15 dias para recorrer da multa e a Light, após notificada, apresentará defesa que será analisada pelos especialistas da autarquia e, caso entendam que as explicações não foram suficientes, a empresa poderá ser multada.

O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação poderá acessar os canais de atendimentos no site oficial do Procon RJ: www.procon.rj.gov.br
A Folha entrou em contato com a Enel e com a Ligth sobre as notificações do Procon. 
Em nota, a Enel informou que  não foi notificada da referida decisão. A empresa reforçou que mantém uma relação de transparência com seus clientes e com todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população.
A Light ainda não enviou respostas. 
Fonte: Ascom Procon RJ

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