Está calor?
Leonardo Gama - Atualizado em 18/11/2023 07:05
Nesses dias de temperaturas altas é fundamental que nos mantenhamos hidratados. Ok...chovi no molhado...
Mas algumas dicas podem ser importantes e desconhecidas de muitos:
_sorvetes podem parecer uma boa opção, obviamente pela sensação refrescante, mas o alto de teor de açúcares e gorduras acabam promovendo o consumo de água para o seu metabolismo, resultando em desidratação. Os picolés de frutas são mais indicados...
_os sucos de frutas mais concentrados, como de uva integral ou manga...goiaba...mais viscosos, são ricos em frutose, o que torna essas bebidas menos hidratantes...prefira refrescos mais aguados e com pouco ou nenhum açúcar.
_bebidas alcoólicas, como cerveja, enganam pela mesma sensação de refrescância, mas é um ledo engano, pois o álcool inibe o Hormônio Antidiurético (ADH) fazendo com urinemos mais e mais uma vez a desidratação.
_ Banhos frios ou gelados ajudam sim, mas muito cuidado ao entrar na água fria! Ambientar o organismo inicialmente é essencial, molhar aos poucos áreas corporais com mais vasos sanguíneos como punhos...pés...pescoço. A entrada súbita em água fria pode provocar contração importante dos vasos sanguíneos (vasoconstricção), podendo causar até mesmo um derrame (AVC).
_Nas atividades ao ar livre, podemos melhorar as trocas térmicas molhando bonés de algodão...camisas de algodão (e com proteção UV) com água doce. Até mesmo o treinamento militar sugere essa técnica.
_a água de côco parece ser uma alternativa ideal para hidratação, mas na verdade não é. Ela apresenta um teor alto de potássio e quando desidratamos perdemos três vezes mais sódio do que potássio...acho válido o uso de água de côco em pequenas quantidades, intercalando com água mesmo.
_Pode ser necessário o uso de bebidas hidratantes como os isotônicos, pois a perda de sódio e potássio no calor extremo se acentua muito e a nossa vida depende do balanço desses (e outros) sais no organismo. 
_cuidado com o tal de "muita água"...excesso de água ingerida faz com percamos sódio para excretar essa essa água toda, podendo ocasionar hiponatremia (redução de sódio no organismo). Cerca de 35 ml por kg de peso corporal são suficientes, podendo-se subir para 45 ml/ kg em dias mais quentes.
Muita atenção às crianças e idosos. Os seus organismos não contam com a mesma eficiência de um adulto jovem saudável para a perda de calor, podendo haver heliose (insolação) e desidratação em curto prazo de tempo.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]