Manada Trip: Campos na rota do airsoft nacional com visita de influenciadores
Ícaro Barbosa 02/08/2022 15:23 - Atualizado em 02/08/2022 16:20
Se não fossem pelas risadas e brincadeiras, poderíamos dizer que a usina desativada de Santa Cruz, na Avenida São Fidélis, às margens da RJ 158, estava sendo alvo de uma operação policial durante a noite da última sexta-feira (30). Homens fardados, com fuzis AR-15 e AK-47 estavam ali reunidos. Acontece que eram réplicas e os homens não eram militares, mas sim praticantes campistas do airsoft: cerca de 20 jogadores da cidade davam as boas-vindas para o Manada Trip, um grupo de três influenciadores digitais que embarcou no audacioso projeto de percorrer o Brasil em um trailer para filmar um documentário sobre o esporte em todas as regiões do país.

De acordo com o cronograma de Lucas Oliveira, o cabeça da empreitada Manada Trip e um dos maiores youtubers do esporte, são 14 mil km atrás dos melhores jogos do país e buscando sempre divulgar o airsoft. A jornada começou no dia 20, em Santa Catarina, com o destino à Fortaleza, Ceará. De lá, Lucas, Rafael Dornelas e André Oliveira irão retornar para Gramado, no Rio Grande do Sul. O resultado disso tudo será um documentário sobre o esporte no Brasil.

Em Campos, mortos após o jogo carregado de adrenalina, em meio ao breu e ao frio que fez na noite de sexta, Lucas comentou: “Vocês têm uma área muito boa aqui em Campos, uma das melhores do Brasil. Um campo bem estruturado que rende bons jogos noturnos e diurnos, capaz de comportar até umas 200 pessoas.” A partida, que tinha como objetivo conquistar, abrir e segurar a posição – por 10 minutos – em uma das salas escuras, acabou na madrugada de sábado. Na mesma madrugada, o trailer do Manada Trip seguiu em direção ao Espírito Santo, aonde participaram de dois eventos.

Por fim, Lucas lembrou de seu compromisso com o público das redes sociais e também agradeceu aos fabricantes de equipamentos de airsoft que proporcionaram a viabilidade do projeto: “Estamos morando aqui dentro do trailer e gerando conteúdo diário para os nossos seguidores, vídeos que podem ser vistos através do Youtube ou do Instagram. Queria lembrar e agradecer a quem nos apoiou, os principais fabricantes de Taiwan e dos Estados Unidos... G&G, Krytec,ICS e AF4. Também é importante lembrar de quem fez a ponte que tornou essa viagem possível: a loja Arsenal Sports, que está mostrando para o pessoal de fora a força do esporte aqui no nosso país”.

Mas por mais que o número de praticantes no país cresce, ainda há muito desconhecimento e preconceito, pelo fato de envolver a polêmica questão das armas. Então, para quem não conhece, vamos destrinchar e resumir: o que é o airsoft?

O airsoft é um esporte de ação que simula situações de combate armado. Diferente do
Paintball, as munições utilizadas nos armamentos não são de tinta e sim de plástico. Como essas esferas – que são disparadas de réplicas idênticas das armas de fogo reais – não marcam a roupa do oponente, o airsoft depende ainda da honra de reconhecer que foi atingido e assumir a derrota. No Brasil, a modalidade e a venda do equipamento são regulamentadas pelo Exército Brasileiro, que, por sua vez, exige a ponta laranja nas metralhadoras, fuzis, espingardas e pistolas utilizadas nas simulações.

Um dos responsáveis pela organização do jogo em Campos foi o praticante de airsoft
Leonardo Santos, servidor público. De acordo com ele, o airsoft em Campos, hoje, conta com quase 100 praticantes regulares. São nove equipes dividindo os campos na planície goitacá, onde os jogos ocorrem em usinas abandonadas (como Santa Cruz, Outeiro, São João), na estação ferroviária e na sede da antiga Cooperleite.

Leonardo vê que o airsoft de Campos tem muito potencial e é extremamente favorecido pela qualidade dos campos (que pertencem ao passado dourado da cidade) – mas, por vezes, não é totalmente explorado por uma mentalidade atrasada de não querer gastar ou se esforçar para fazer um jogo grande e de qualidade. Entretanto, ele ressalta que a presença e “a vibração dos caras (do Manada) é uma coisa diferente, amenizando qualquer discussão e capaz de atrair pessoas de fora do airsoft para o esporte”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ícaro Abreu Barbosa

    [email protected]

    Convido você para embarcar nesse safári jornalístico. Com um arsenal repleto de escárnio, ira e desespero, vamos desbravar os pesadelos de uma aldeia e de um mundo tomados pelo caos.