-
Emaranhado de fios no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
-
Emaranhado de fios no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
-
Emaranhado de fios no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
-
Emaranhado de fios no Centro (Fotos: Genilson Pessanha)
Além de prejudicar esteticamente a área central de Campos, os emaranhados de fios nos postes de energia da cidade preocupam a população. Na semana passada, a fiação de um poste no Centro chegou a pegar fogo pela segunda vez no mesmo local. Os reparos necessários foram feitos, mas os restos de fios ficaram nas calçadas dificultando a passagem de pedestres. A substituição da rede aérea para a subterrânea chegou a ser prevista nas obras de revitalização do Centro Histórico, porém o projeto está parado.
Na gestão passada, do ex-prefeito Rafael Diniz, a Prefeitura chegou a informar que a instalação subterrânea das redes de energia e telefonia envolveria várias concessionárias e um alto custo, inviável para realização naquele momento. Já a atual gestão diz que o projeto de revitalização do Centro Histórico faz parte dos programas do município, mas ainda não há data para o início dos trabalhos.
As obras de revitalização do Centro Histórico de Campos, iniciadas em junho de 2012 e com previsão inicial de término para maio de 2015, seguem paralisadas desde 2016. Para a intervenção já foram gastos em torno de R$ 33 milhões.
Quem passa pelas ruas do Centro critica a gambiarra dos fios. “O Centro poderia ser muito mais bonito sem essa fiarada toda. Fora que nunca se sabe quando alguma instalação dessa pode pegar fogo. É preocupante”, disse o aposentado José Ribeiro, de 70 anos.
Já na rua Tenente Coronel Cardoso, próximo à esquina com a avenida José Alves de Azevedo, os restos de fios deixados na calçada após um incêndio preocupam os pedestres. “Eu passo aqui com medo. Pode não ter risco de choque mais, mas ninguém que pagar para ver. E se acontecer algo pior. Deveriam ter vindo recolher isso”, comentou a vendedora Lúcia dos Santos, de 41 anos.
Segundo a Prefeitura de Campos, a subsecretaria de Iluminação Pública tem notificado à concessionária Enel para a adequação das redes no município. “A pasta esclarece que é de responsabilidade da concessionária de energia a organização e consequente cobrança para que as empresas de internet e telefonia se adequem e não haja fiação embaraçada nos postes da cidade”, disse em nota.
Já a Enel informou que, por questões técnicas e de segurança, mantém a sua fiação conforme os padrões de segurança técnicos estabelecidos, não tendo a condição de fiação emaranhada. “Os fios citados são de telefonia e internet, de responsabilidade dessas empresas e não oferecem risco para a população”, pontuou.
Sobre a obra que prevê a substituição da rede aérea para subterrânea, a Enel disse que no momento a Prefeitura não mantém diálogo com a empresa a respeito dessa obra, embora a concessionária disponível. “A última ação executada pela Enel Rio foi a apresentação de um relatório técnico, a pedido do Ministério Público Estadual”, concluiu.
Poste pegou fogo por duas vezes no mesmo local
Na manhã do dia 05 de abril, um poste pegou fogo no cruzamento da rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) e avenida José Alves de Azevedo, no Centro de Campos. Esse foi o segundo registro de incêndio em poste de energia elétrica no mesmo local. Por conta do incidente, a distribuição de energia elétrica nas imediações teve que ser suspensa e o trânsito foi interrompido.
Na ocasião, a Enel informou que o incêndio foi iniciado na rede de uma telefonia e acarretou danos à rede da concessionária. Uma equipe foi enviada ao local para fazer os reparos necessários e isolar os riscos.
Já no dia 08 de fevereiro deste ano, dois transformadores pegaram fogo, no mesmo local. Um incêndio ocorreu em um poste no cruzamento da avenida José Alves de Azevedo com a rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa). Já o outro aconteceu no poste em frente ao Colégio Eucarístico, na rua Tenente Coronel Cardoso. Por conta do incidente, vários fios se romperam, deixando a área sem energia. As vias também precisaram ser interditadas, o que fez com que o trânsito ficasse congestionado.