Ação conjunta para combater trabalho infantil nas cerâmicas de Campos
- Atualizado em 12/04/2022 19:35
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social alerta a população sobre à exploração do trabalho infantil. De forma permanente, a equipe da Estratégia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realiza abordagens sociais na região central e no interior do município. As ações acontecem em parceria com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Conselhos Tutelares. Na última semana, a equipe da estratégia PETI, percorreu cerca de 40 cerâmicas da Baixada Campista.
Segundo a coordenadora, Renata Amaral, as abordagens estão sendo feitas a partir da territorialização. “O trabalho preventivo é feito com muito diálogo e informando a importância de garantir o direito das crianças e dos adolescentes”.
A responsável pelo programa acrescenta que durante a ação os empresários são informados das formas legais de inserir um adolescente no mercado de trabalho.
“O nosso trabalho depende da cooperação da população. A população é solidária, mas ofertar dinheiro na rua estimula a propagação da mendicância, tendo em vista que a maioria dos usuários conhecem a rede socioassistencial. Nosso trabalho é pautado na reflexão para conscientização e na garantia de direitos. Infelizmente é cultural e precisamos dialogar sobre essa temática tão importante para nossa sociedade”, explica.
O disque-denúncia de combate ao trabalho infantil é o (22) 98147-0119.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS