Diocese de Campos celebra Semana Santa como símbolo do reencontro
12/04/2022 16:08 - Atualizado em 12/04/2022 21:18
Dom Roberto Francisco celebrou a Missa de Ramos no último domingo
Dom Roberto Francisco celebrou a Missa de Ramos no último domingo / Foto: Divulgação/Diocese de Campos
Desde o último domingo (10), paróquias da Diocese de Campos celebram a Semana Santa. Com as medidas de enfrentamento à Covid-19 flexibilizadas, neste ano é possível promover uma programação maior, com presença considerável do público, seguindo os cuidados necessários de higienização. Os eventos seguem até o próximo domingo (17), quando será festejada a Páscoa, que no cristianismo significa a ressurreição de Jesus. Também aconteceram cerimônias religiosas na segunda (11) e terça-feira (12).
A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, sendo considerada a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, as celebrações principais são conduzidas pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
— Neste momento da humanidade, a Páscoa afirma a necessidade continuar a sonhar por uma humanidade nova, unida e reconciliada pelo sangue do Cordeiro. Tudo isso tem um simbolismo de que a paz é possível, dessa paz que vem do Coração de Jesus — prega Dom Roberto.
Acontece na noite desta quarta-feira (13) a Procissão do Encontro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Boa Morte, e a do Nosso Senhor dos Passos, saindo do Santuário de Adoração, ambas às 18h, com destino à Catedral. Na quinta-feira (14), às 14h, será celebrada na Catedral a Missa dos Santos Óleos, em que todos os sacerdotes renovam as promessas sacerdotais.
— A mensagem para a nossa sociedade é significativa, pois estamos a fazer 100 anos da Diocese de Campos. Lembrar a presença da Igreja, do Salvador nos possibilidade pensar em um horizonte maior, de luz, de buscar sempre, com Jesus na mesma barca, chegar a uma convivência mais fraterna; buscar novas formas de organização social. Acreditamos que precisamos esperançar, não de forma utópica, mas que nos ajude a caminhar e dar passos rumos à unidade — afirma Dom Roberto.
Ainda nesta quinta-feira, às 19h, ocorrerá na Catedral a celebração da Missa da Ceia do Senhor, com o Rito do Lava-Pés. Neste ano, não haverá a osculação (ato de beijar os pés). Na sexta (15), será a vez da celebração da Paixão do Senhor, às 15h, na Catedral e em todas as paróquias, além da tradicional Procissão do Senhor Morto, às 19h, com início na Igreja de São Benedito e término na Catedral.
O Sábado Santo (16) será marcado por Vigília Pascal, a partir das 19h, na Catedral. É nesta vigília que acontece a bênção do fogo, sendo aceso o Círio Pascal, uma vela grande que representa Jesus como o princípio e o fim de tudo e todos. Para esta celebração, é sugerido que cada fiel leve uma vela.
No domingo de Páscoa, há missa marcada para as 10h, na Diocese, com celebração de Dom Roberto.
— O pós-pandemia nos traz a mensagem de que é possível estarmos juntos, pois a pandemia está sendo vencida com um esforço mundial. Jesus reúne em sua missão todas as aspirações plenamente humanas e que são os desejos que tem no nosso coração — diz o bispo titular da Diocese de Campos. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS