Programa Esporte Vida promove Páscoa Solidária
- Atualizado em 14/04/2022 20:00
Pula-pula, tobogã, pipoca, cachorro quente, ovos de chocolate, algodão doce, centenas de crianças e muita brincadeira e animação na Páscoa Solidária do Programa Esporte Vida, que aconteceu nesta Quinta-feira Santa (14), no Centro de Artes e Esportes Unificados, a Pracinha da Cultura, que era conhecida como Praça CEU, no Novo Eldorado, em Guarus.
"Muito bacana essa ação. Aqui tem um monte de crianças que mora no mesmo bairro e nem se conhece. Agora, estão interagindo, brincando, fazendo amizade e isso é muito importante para o crescimento delas", contou Luana Pessanha, enquanto observava a filha Maria Eduarda, de 11 anos, pegar pipoca para a priminha Isabela, de 3.
O evento foi uma edição social do Programa Esporte Vida, que desenvolve na Praça CEU, durante a semana, diversas modalidades esportivas para crianças, adolescentes e idosos. "A ideia é realmente criar uma maior integração entre os alunos. Temos aulas de jiu-jitsu, capoeira, futsal, basquete e skate e o espaço é ótimo, sendo também conhecido como Pracinha da Cultura, por possuir um teatro", contou o coordenador Geral do programa idealizado pelo Prefeito Wladimir Garotinho quando deputado federal e viabilizado em Campos, ano passado, por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
"A praça é muito importante, porque toda criança gosta de esporte, de atividade física e, por funcionar em uma comunidade, se torna uma opção muito boa para os pais manterem os filhos fora das ruas. É um ambiente saudável e, além disso, em espaços como esses, de dedicando, as crianças e adolescentes podem descobrir até um talento para um esporte", declarou Jéssica de Souza Valério, que cuidava do filho Rhavi, de 3 anos, no balanço enquanto a filha Raphaella, de 8, se divertia no tobogã.
A Praça CEU é um equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O secretário Rodrigo Carvalho acompanhou a ação. No CEU, a Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca criou um horta pedagógica, com abacaxi, aipim, açaí e hortaliças.
"Com a horta, as pessoas, principalmente as crianças, podem aprender sobre a produção de alimentos, sobre a importância da agricultura, descobrir que pode ter uma horta e vender na porta da sua casa, no bairro. Mais de 90% das pessoas que frequentam esse espaço não sabem como como é plantado o abacaxi, o açaí. Já fizemos aqui um curso de beneficiamento do pescado, vamos trazer outros, como de doces de compotas, para aprenderem a extrair polpa do açaí, fazer geleia de abacaxi e muito mais", contou o secretário de Agricultura, Almy Júnior.
Os secretários e o coordenador do Esporte Vida, junto com o coordenador da Praça CEU, Denis Oliveira e outros coordenadores do espaço, aproveitaram a ação para o plantio de duas duas jabuticabeiras. "Isso e muito simbólico, demonstra o objetivo do prefeito Wladimir Garotinho de cuidar das pessoas, de mostrar que os equipamentos públicos são para a comunidade, que todos tem acesso a esses espaços e nada mais solidário do que isso. Daqui a algum tempo, essas crianças, as pessoas que vem praticar um esporte, que frequentam a praça, vão poder comer jabuticaba direto do pé e esse vai ser um espaço que ficará na memória de todos. Nada mais solidário do que isso", concluiu Mantena.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS