Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid será inaugurado em Campos
- Atualizado em 12/04/2022 21:59
Pacientes que ficaram com sequelas decorrentes da infecção pelo coronavírus terão um local específico para tratamento. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quarta-feira (13), às 9h, o Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. O nome é uma homenagem ao médico cirurgião Jayme Tinoco, que faleceu em fevereiro de 2021, aos 67 anos, vítima da Covid-19.
O centro vai funcionar no espaço que abrigou o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), anexo ao Hospital Plantadores de Cana (HPC). O CRDI foi fechado em 2020 pela gestão passada. O imóvel passou por ampla reforma para também voltar a oferecer à população um serviço especializado no tratamento da dengue, zika e chikungunya.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou a importância de o município passar a contar com um centro exclusivo para tratar sequelas da Covid. “Muitos pacientes, após um longo período de internação e intubação, acabam desenvolvendo um quadro chamado de Covid prolongada, com alterações que não se normalizam rapidamente, como distúrbio do raciocínio, cansaço extremo, dores musculares, dentre outros”.
Segundo o diretor de Atenção Básica, da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro, o atendimento pós-Covid será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. “O paciente passará por triagem para que sejam identificadas suas sequelas e que tipo de tratamento será necessário”, explicou o médico. Entre as principais sequelas causadas pela Covid-19 estão as respiratórias, emocionais e cardíacas.
Para ter acesso ao atendimento, que ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, a pessoa precisará de encaminhamento médico referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pelos hospitais da rede pública ou privada. Já aqueles que apresentarem sintomas de dengue, zika e chikungunya serão atendidos por demanda espontânea e agendamento por meio das UBSs, das 7h às 19h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS