Show de Zé Ramalho com apoio da Folha confirmado para 11 de junho, na Multiplace
Matheus Berriel 14/04/2022 19:15 - Atualizado em 21/04/2022 12:54
Zé Ramalho
Zé Ramalho / Divulgação
Duas vezes adiado em razão da pandemia da Covid-19 e dos consequentes decretos municipais referentes ao coronavírus, o show de Zé Ramalho na Multiplace, em Campos, está confirmado para o dia 11 de junho, às 21h. Antes previsto para comemorar o primeiro aniversário da Folha FM 98,3, em 28 de março de 2020, e reprogramado para 26 de setembro do mesmo ano, o evento enfim ganhou uma data definitiva, o que possibilitará a reabertura da venda de ingressos. A realização é da Excess e da Backstage Produções, com apoio do Grupo Folha de Comunicação.
— Após todo este tempo de espera, estamos preparando uma super festa em comemoração dos três anos da Folha FM. Os ingressos já adquiridos para o evento, que seria antes da pandemia, continuarão valendo, e em breve reabriremos as vendas para a nova data — afirma o empresário Thiago Miranda, proprietário da Backstage Produções. — Gostaria de agradecer a todos da Folha da Manhã pela confiança no trabalho da Backstage Produções e da Excess Produções. Vai ser imperdível — complementa.
Segundo Thiago, a expectativa atual é de que o show possa receber até 3 mil pessoas, público equivalente a um terço da capacidade total da Multiplace. Porém, há possibilidade de mudança caso haja alteração do decreto em vigor em Campos até a data do evento. Na última terça-feira (12), o município avançou para a fase branca no plano de retomada das atividades econômicas e sociais pela segunda vez desde o início da pandemia, o que representa o nível com restrições mais brandas.
— Estamos muito felizes com a retomada dos eventos de grande porte. Depois de quase dois anos parados, estamos podendo voltar ao normal e com expectativa de grande público — enfatiza Thiago Miranda.
Com 72 anos de idade e quase 50 de carreira, Zé Ramalho é um dos artistas mais importantes do país. Em 2008, foi incluído na lista dos 100 maiores nomes da história da música brasileira pela revista Rolling Stone, ocupando a 41ª posição.
Nascido em 03 de outubro de 1949, em Brejo da Cruz, na Paraíba, e filho de professora e um seresteiro que morreu afogado quando ele tinha apenas três anos, José Ramalho Neto teve no rock and roll as suas primeiras influências musicais, ainda na infância, encantando-se com a canção “I wanna hold your hand”, dos Beatles. Porém, após os 20 anos, seu estilo passou a se identificar com o dos violeiros do sertão, com temática social derivada das dificuldades vividas pelo brasileiro comum.
Após passar parte da infância em Campina Grande, o pequeno Zé Ramalho se mudou com os avós paternos para João Pessoa, onde chegou a cursar medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Acabou deixando a faculdade no segundo ano, pois a música já ganhava força em seu coração.
Em João Pessoa, Zé Ramalho participou de grupos musicais influenciados pela Jovem Guarda, tendo como ídolos Renato Barros (do grupo Renato e Seus Blue Caps), Leno & Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd, The Beatles e Bob Dylan. A influência foi misturada à literatura de cordel, proporcionando composições originais e brilhantes.
Em 1976, o artista seguiu para o Rio de Janeiro, levando na bagagem a mescla do rock com o forró, dois anos depois de ter participado da trilha sonora do filme “Nordeste: Cordel, repente e canção”, de Tânia Quaresma. Foi na Cidade Maravilhosa que gravou o seu primeiro álbum, em 1977. Auto-intitulado “Zé Ramalho”, o trabalho ficou conhecido como “Avôhai”, nome do primeiro sucesso de Zé, que mistura os termos “avô” e “pai” em homenagem ao avô paterno. A música “Vila do Sossego” e a clássica “Chão de Giz” já constavam neste álbum, que o projetou a nível nacional.
Dali em diante vieram mais 39 CD’s e 11 DVD’s, com inúmeros sucessos, tanto por composições quanto por gravações. Basta citar a canção “Sinônimos”, gravada em 2005 com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, para resumir uma carreira cheia de pontos altos. Em 2021, durante a pandemia, Zé Ramalho lançou um box pela parceria Avôhai Music/Discobertas, intitulado “Garimpo das Raridades”, trazendo relíquias nunca antes gravadas e participações com muitos amigos ao longo da trajetória.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS