CCZ promove mutirão de combate ao Aedes aegypti
18/04/2022 19:01 - Atualizado em 18/04/2022 19:01
Agentes do CCZ iniciam trabalho de campo
Agentes do CCZ iniciam trabalho de campo / Subom - Campos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira (19), mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, no Parque Rio Branco, no subdistrito de Guarus. A ação contará com mais de 100 Agentes de Combates Endemias (ACE’s), alguns direcionados, também, ao combate a roedores.
O mutirão terá início às 9h, com saída do CIEP Calabouço para as visitas aos imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e outros. Entre os serviços a serem realizados estão recolhimento de inservíveis, colocação de tela em caixa d’água, aplicação de larvicida e raticida, quando necessário, bloqueio aeroespacial com bomba costal e motofog.
“Estamos intensificando as ações de mutirão, além de manter as visitas diárias aos imóveis com a finalidade de que ocorra em nossa cidade epidemia ou surto de doenças transmitidas pelos Aedes aegypti”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales.
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 80% dos focos foram encontrados no espaço intradomiciliar, ou seja, nos quintais de residências habitadas. Os depósitos positivos predominantes são os móveis, como vasos, frascos, pratinhos com plantas, bebedouros de animais, além de materiais inservíveis, como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas, entulhos e depósitos fixos, como, por exemplo, caixa d’água, tambor, tonel, calhas.
“Nesse período em que algumas cidades do país vêm registrando aumento de doenças causadas pelo mosquito, é muito importante que a população esteja atenta aos cuidados para evitar água limpa parada, pois dessa forma, estará evitando a proliferação do Aedes e novos casos dengue, zika e chikungunya”, ressaltou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS