Irã diz que avisou países vizinhos sobre o ataque contra Israel
14/04/2024 14:59 - Atualizado em 14/04/2024 15:01
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou que o país notificou seus vizinhos três dias antes do ataque contra Israel.
“Cerca de 72 horas antes da operação, informamos aos nossos queridos vizinhos e aos países da região que a resposta da República Islâmica do Irã na forma de defesa legítima é definitiva e inegável”, afirmou.
Amirabdollahian disse também que o Irã não pretende atingir os americanos e nem bases americanas na região e que o país não defende "a escalada de tensões na região".
"Anunciamos à Casa Branca em uma mensagem esta manhã que nossas operações serão limitadas e mínimas, com o objetivo de defesa legítima e punição do regime israelense", afirmou.
Apesar disso, uma autoridade do governo dos Estados Unidos afirmou à Reuters que o país manteve contato com o Irã por meio de intermediários suíços antes e depois do ataque, e que não foi notificado sobre a ofensiva.

“Eles não notificaram”, disse o funcionário. "Eles tinham claramente a intenção de destruir e causar baixas."

A ofensiva do Irã é uma retaliação ao ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria. Rivais de longa data, Israel e Irã travam um duelo sangrento cuja intensidade varia conforme o momento geopolítico. Teerã é contra a existência de Israel, que, por sua vez, acusa o país inimigo de, movido pelo antissemitismo, financiar grupos terroristas. Com a guerra em Gaza, a situação só piorou.
Israel foi alvo de um ataque inédito do Irã. Mais de 300 artefatos, incluindo drones e mísseis, foram lançados contra o país. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que conseguiram interceptar 99% dos artefatos lançados. Entretanto, a mídia iraniana disse que mísseis conseguiram furar a proteção israelense.
Fonte: G1

A agressão iraniana é uma resposta ao bombardeio de Israel à embaixada do país na Síria. Militares do Irã ameaçaram uma ofensiva ainda maior se Israel contra-atacar. O governo iraniano também disse que pode atingir bases dos Estados Unidos caso Washington apoie uma retaliação israelense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS