Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro completa 20 anos de atividade
- Atualizado em 14/04/2024 13:45
Neste domingo (14), a Unidade de Coleta Móvel do Hemocentro Regional de Campos completa 20 anos de prestação de serviços à população de Campos e região. Atualmente, a unidade móvel responde por aproximadamente 20% do sangue coletado pelo órgão.

Montada em um ônibus totalmente adaptado, a unidade de coleta móvel tornou-se símbolo de esperança para muitos. Desde sua primeira coleta externa, realizada em 14 de abril de 2004, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), até as mais recentes, a unidade tem percorrido bairros, distritos e municípios das Regiões Norte e Noroeste do estado do Rio, cadastrando doadores e coletando bolsas de sangue essenciais para salvar vidas.

Nesses 20 anos de serviço, já cadastrou 44.625 doadores e coletou 39.292 bolsas de sangue, fornecendo suporte vital para hospitais e pacientes em momentos críticos. Equipada com uma sala para pré-triagem, duas salas para triagem de doadores, cadeiras para coleta de sangue e uma copa para o lanche dos doadores, a unidade oferece um ambiente acolhedor e seguro para quem deseja contribuir para essa nobre causa.

“A unidade de coleta móvel se mostrou essencial na manutenção dos estoques do Hemocentro, principalmente durante o período da pandemia, no qual nós tivemos uma redução em nível mundial do número de doadores. Com a estratégia do ônibus indo a diversos locais, foi possível mantermos os estoques para atender a população. E, mais uma vez, a estratégia do uso da unidade móvel, possibilita a coleta em locais distantes que fazem parte do nosso mapa de atendimento das unidades que têm convênio conosco. É importante a gente fazer memória dessa unidade que tem se mostrado de grande importância e valor”, afirmou a diretora do Hemocentro, Sandra Chalub.

ATENDIMENTO

As coletas externas acontecem regularmente às terças e quintas-feiras, com equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, cadastradores, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Além disso, a unidade realiza coletas em empresas, universidades, escolas, igrejas e outros locais, promovendo a conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Além de facilitar o acesso da população à doação de sangue, a Unidade Móvel tem como objetivo garantir em caráter complementar o abastecimento regular de hemocomponentes para a área de abrangência. Contribuindo para o aumento do número de doadores voluntários de sangue, a unidade promove uma cultura de doação altruísta, conscientizando as pessoas sobre a relevância desse ato de amor ao próximo.

“Trabalho com o maior prazer. Deus que abriu essa porta para mim”, compartilhou emocionada, a enfermeira da Unidade Móvel, Juremi Mendes. “É gratificante atender esse público de vários lugares, não só os campistas, mas também de municípios circunvizinhos. Sinto o prazer de vir trabalhar e de estar com os doadores. Cada dia conhecer uma pessoa diferente e poder ajudar, sempre com a palavra amiga, com carinho”, comentou.

COMO DOAR

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.

Além da coleta na Unidade Móvel, a doação pode ser feita no Hemocentro que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue. O Hemocentro Regional está localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para: [email protected].

Agenda da Unidade Móvel em abril:

16/04- São João da Barra

25/04- São Fidélis

30/04- Quissamã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS