Moradores de Donana, na Baixada Campista, reclamam do abandono da passarela na RJ 216
Rafael Khenaifes e Ingrid Silva 15/01/2025 08:26 - Atualizado em 15/01/2025 08:27
  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

  • Foto: Rodrigo Silveira

    Foto: Rodrigo Silveira

Os moradores da Baixada Campista seguem reclamando da situação da passarela e da ponte de Donana, na RJ 216, sob o Canal dos Coqueiros, em Campos. A situação se estende por pouco mais de dois anos, quando a passarela caiu em novembro de 2022 e até o momento não recebeu obras, apenas meios paliativos foram realizados. Já a ponte chegou a ser interditada em agosto de 2023 após apresentar rachaduras. Atualmente, o local também está sem a maior parte dos guarda-copos no lado da interdição da passarela.

Segundo os moradores, os problemas são de falta de estrutura, além do perigo de possíveis acidentes, trazendo transtornos para a população, que pede uma solução urgente. Nesta época de verão e festa de Santo Amaro o fluxo no trânsito, de pedestres e ciclistas é grande na região, o que traz cada vez mais preocupações.
Passarela Donana
Passarela Donana / Rafael Khenaifes
“Do jeito que tá não dá nem pro pedestre passar caminhando, fica mais tenso, preocupado que é carro de um lado, carro do outro, a calçada encortou de uma tal maneira que muito mal dá só pra uma pessoa passar. É preciso que algumas coisas sejam feitas de imediato porque a gente que não tem carro e nem tem bicicleta, que transita com a carroça por necessidade, não tem um outro lugar para romper. A gente fica preocupado de vir um automóvel, desrespeitar a gente, bater, machucar a gente, ferir a gente”, disse o catador de recicláveis, Paulo Sérgio Rosa, que ainda passa por dificuldades para passar no local por conta das águas das chuvas que tem atingido a região.
Dificuldade para passar devido as águas e a situação da ponte e passarela
Dificuldade para passar devido as águas e a situação da ponte e passarela / Reprodução de vídeo: Rafael Khenaifes
“Eu agora vou empurrando a bicicleta aqui. Eu tenho medo de passar pedalando! Porque vem um carro de lá que joga a gente ali dentro, ali no valão! A reclamação é geral. Já era pra ter feito já há muito tempo já isso daí”, relata Mariangêla Lisboa, moradora da região.
Ciclista, dona de casa e moradora de Donana, Mariângela Lisboa
Ciclista, dona de casa e moradora de Donana, Mariângela Lisboa / Rafael Khenaifes
Já a dona de casa Reinalda Vieira contou que sofreu um acidente enquanto estava de bicicleta, passando pela ponte, em que ciclistas tem que se arriscar já que não há mais a passarela ao lado, apenas no lado contrário. 
“Uns tempos atrás aqui o carro me pegou aqui perto da ponte. O carro só me jogou no hospital, não me socorreu. Tem um mês e pouco que isso aconteceu. Hoje em dia estou com a coluna toda quebrada, toda parada, só gastando sem ter. Isso aqui está uma pouca vergonha”, reclama Reinalda. 
Em agosto de 2023, o Departamento de Estrada de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), órgão do governo estadual responsável pela manutenção do equipamento, havia informado que o trecho estava em processo licitatório. Em junho do ano passado, em uma matéria publicada pela Folha da Manhã, o órgão informou que o processo ainda estava em andamento, o que permanece desde então, como ressaltado mais uma vez pelo DER-RJ, sem maiores informações. 
"O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informa que está em curso a licitação para a recuperação da passarela de Donana. Destacamos ainda que o trecho é sinalizado e conta com 14 radares, 40 quebra-molas e 10 traffic calming, que são medidas para orientar os pedestres em áreas muito movimentadas", diz a nota do órgão emitida na última sexta-feira (10). 
A Prefeitura de Campos também se posicionou sobre a situação da passarela ao lado da ponte sobre o Canal Coqueiros em Donana, reafirmando que se trata de obra de competência do Governo do Estado por tratar-se de uma rodovia estadual.
"Contudo, no cumprimento de zelar pelo bem estar da população a Prefeitura, por meio da Secretaria da Defesa Civil Municipal realizou vistoria e, há dois anos acionou o governo do Estado por meio do DER-RJ, que é o órgão responsável pela manutenção da via e seus equipamentos", finaliza a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS