Domingo é dia de Enem
Mário Sérgio Junior
Participantes do Enem 2021
Participantes do Enem 2021 / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Neste domingo (5) acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas para mais de 3,9 milhões de pessoas. Já o segundo dia de prova será no dia 12 de novembro.
Em todo o estado do Rio de Janeiro, 282.313 pessoas estão inscritas para o Enem, sendo que 8.619 farão a prova em Campos. Diferentemente de outras edições, neste ano o Enem terá provas coloridas pela primeira vez. A iniciativa, segundo o Inep, tem o objetivo de elevar o nível de inclusão e acessibilidade, além de proporcionar uma inovação do ponto de vista pedagógico.
Neste primeiro dia de prova, os candidatos farão a tradicional e temida redação, além de terem que responder 90 questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. A orientação é que o candidato chegue ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, portando documento de identidade oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e máscaras de proteção contra a Covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à Covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS