Caravana Federativa abre portas de 36 ministérios para prefeitos do Estado do Rio
Dora Paula Paes 30/09/2023 09:15 - Atualizado em 30/09/2023 09:18
Secom/SFI
O estado do Rio de Janeiro na pauta do governo Luiz Inácio Lula da Silva com a realização da 2ª edição da Caravana Federativa. Foram 36 ministérios para atender e tirar dúvidas dos chefes do executivo fluminense; desde demandas até informações sobre os novos programas do governo federal. A ação foi considerada um passo importante de aproximação do governo Lula com o Estado e os seus 92 municípios. As pautas levadas aos ministérios foram diversas; uma delas a queda de arrecadação de recursos constitucionais. A imersão ocorreu em dois dias, na quinta (28) e na sexta-feira (29), quando reuniu prefeitos na Expo Mag (antigo Centro de Convenções Sul América).

A ação é desenvolvida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, representada por André Ceciliano (PT).Na abertura, a presença do governador Cláudio Castro. Das regiões Norte e Noroeste Fluminense, os prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho; de São João da Barra, Carla Caputi; de Quissamã, Fátima Pacheco, estiveram presentes.

— A caravana é para resolutividade, para projetos que podem estar emperrados em algum ministério, na Caixa Econômica Federal ou outro órgão e, a partir desse contato, a gente ter condições de resolver. Mais do que isso. Tem os novos programas que estão sendo apresentados e oferecidos aos prefeitos. Também foram lançados outros, como por exemplo, o Escola em Tempo Integral. Em nove meses, o Governo Federal já retomou mais de 40 programas e lançou esse na área da Educação — disse André Ceciliano, agradecendo, inclusive, a presença do prefeito de Campos.

Na solenidade de abertura, o governador Cláudio Castro destacou a realização da ação no Rio de Janeiro. "Quando o governo federal entende a importância do Rio de Janeiro e a pujança econômica do estado e traz essa caravana, chamando os prefeitos e os secretários estaduais e municipais, vemos a lógica que nós precisamos devolver para o Brasil. Temos que trabalhar juntos", disse o governador.

Cláudio Castro destacou também a força do Rio de Janeiro no cenário nacional, ao lembrar a volta do crescimento do estado.

— Temos que nos orgulhar do nosso estado. Um estado forte economicamente, líder em turismo, líder em produção de aço, o segundo polo automotivo e o segundo maior mercado consumidor do Brasil. Somos responsáveis por 20% de toda a arrecadação federal, contribuindo com R$ 460 bilhões por ano para a União e recebendo de volta cerca de R$ 32 bilhões — enfatizou Castro.

A primeira Caravana foi realizada na Bahia e contou com a participação de representantes de 34 ministérios, além de entidades como a Caixa Econômica Federal, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para auxiliar prefeitos e gestores municipais.
Caravana Federativa acontece no Rio
Caravana Federativa acontece no Rio / Reprodução rede social
Comitiva de Wladimir pronta para buscar informações
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, marcou presença com sua comitiva composta por secretários de diferentes pastas e técnicos de cada uma delas. O grupo foram preparados para buscar todas as informações possíveis, que possam beneficiar o município e, consequentemente, sua população, como pontuou o prefeito.

— Estou aqui prestigiando o meu grande amigo, André Ceciliano, nessa Caravana Federativa. Estamos com uma caravana de Campos também, com secretários e equipes técnicas para interagir com os ministérios. São 36 ministérios que estão presentes neste espaço para ajudar os municípios, encurtar distâncias para que os programas possam efetivamente acontecer e melhorar a vida do nosso povo — afirmou Wladimir.

Prefeitos tratam de demandas pendentes

Também da região, as prefeitas de São João da Barra, Carla Caputi, de Quissamã, Fátima Pacheco e de Cardoso Moreira, Geane Vincler, o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, entre outros, também participaram do encontro. Já a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, foi representada pelo vice-prefeito, Raliston Souza.

— É uma oportunidade para tratar de assuntos como a situação do avanço do mar, a necessidade de obras de reforma nos diques que margeiam o Rio Paraíba do Sul, deficiência no sistema de telefonia, com ausência de sinal. Na oportunidade me reuni com a diretoria da concessionária de energia elétrica do município para reivindicar melhorias nos serviços de fornecimento. Também será agendada uma reunião junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na busca por uma solução definitiva para o trevo de Grussaí — destacou Carla Caputi.

A prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, chegou a destacar: "Ações como esta demonstram o compromisso do Governo Federal em ouvir e estar próximo aos municípios, trazendo os ministérios para o nosso estado e atendo a todos".

O secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Vinicius Viana, também considerou o evento produtivo e uma demonstração do compromisso do Governo Federal em apoiar os municípios. "Foi uma oportunidade valiosa para esclarecer dúvidas sobre propostas e convênios, além de discutir soluções para desafios como a queda na arrecadação de recursos constitucionais, como o ICMS. A presença dos municípios consorciados do Norte e Noroeste Fluminense reforça a importância desse diálogo. Parabéns ao André Ceciliano, por esta importante iniciativa”, disse.
Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS