Intermitências
Ronaldo Junior 11/11/2023 14:00 - Atualizado em 11/11/2023 22:34
Foto: acervo pessoal
 
Inerte, ainda deste lado, vejo as andanças de restrita forma, de fora dos carros, de fora dos movimentos – atravessamentos – que passam pela ponte. No aspecto do sentir, nada se repete. Há até paralelos, mas nada que toque duas pessoas com a mesma intensidade.
 
Digo o mesmo das águas. Lá embaixo, movediças, elas vivenciam forças e sensações que eu talvez nunca venha a experimentar, água que não sou, porém enquanto pessoa que se organiza no caos dos fluxos que formam um rio.
 
Não posso, com isso, escrever aqui o que vê e sente alguém que passa e me observa de dentro do carro – não sem inventar, é claro -, então me assombro com as minhas intempestuosidades, não com as dos outros, já que não me encontro no lugar de nenhum deles.
 
Talvez você diga que, ao assumir um lugar antes ocupado, conseguirei experimentar a mesma sensação, o mesmo vento no rosto, o mesmo panorama à frente. Mas como poderia, se a sensação já seria minha, se o vento que sopra já traria ares outros e se o panorama, vivo, já teria criado outra cena?
 
Me proponho, portanto, o exercício do diferente, uma vez que não há igualdade no que se sente – iguais perante a lei, discrepantes no existir, assim somos -, despido da pretensa imprecisão que julga o outro como se fosse eu. Paralelismos de lado, somos imitação imprecisa, capaz de ler estas palavras como quem as escreve, mas dificilmente saberemos o ruído liberado pela página ao ser coberta pela tinta do texto.
 
*Ronaldo Junior tem 27 anos, é carioca, é praticamente licenciado em Letras pelo IFF Campos Centro e escritor membro da Academia Campista de Letras. www.ronaldojuniorescritor.com
Escreve aos sábados no blog Extravio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ronaldo Junior

    [email protected]

    Professor e membro da Academia Campista de Letras. Neste blog: Entre as ideias que se extraviam pelos dias, as palavras são um retrato do cotidiano.