Não, Campos não nasce em 28 de março
Edmundo Siqueira 27/03/2024 21:24 - Atualizado em 27/03/2024 21:25
Imagem gerada por IA - por Edmundo Siqueira
“Sua Excelência, o fato.” Essa é uma expressão comumente atribuída ao folclórico político Ulysses Guimarães — ou Dr. Ulysses, ou "Senhor Diretas Já". Homem público experimentado, Ulysses conduziu o país à democracia, erguendo a Constituição Federal em suas mãos, com orgulho, depois de uma batalha parlamentar intensa.


Ulysses sabia da importância do fato, e sabia que na política, assim como no jornalismo, era preciso trabalhar com informações precisas, comprovadas, checadas e rechecadas. Mesmo em tempo de pós-verdade, ainda devemos prestar reverência à Sua Excelência, o fato. Talvez ainda mais nesses tempos.

Em história ocorre o mesmo. O que aconteceu no passado, os fatos decorridos, são imutáveis. A historiografia busca as fontes, demonstra em documentos, fotos e textos jornalísticos, para comprovar a tese trabalhada. Por exemplo: quem morou em tal casa, quem escreveu aquele livro ou mesmo quem cometeu tal crime, são fatos que precisam ser comprovados, e quando os são, constroem a história.

Porém, as interpretações da história não são imutáveis. Assim como fatos novos, quando descobertos, podem alterar a forma que entendemos o passado, ao se descobrir um documento ou fotografia que mostre algo até então inédito, entendimentos podem mudar. Aliás, as interpretações históricas são motivos de disputa constante no presente.
Como aconteceu quando a equipe do Arquivo Público tratou e trouxe a público a Ata da posse na primeira sessão, da primeira Câmara de Vereadores de Campos, em 01 de janeiro de 1653. A eleição para a Casa Legislativa foi realizada no ano anterior. Trata-se do documento mais antigo do Arquivo, e um fato histórico comprovado.
Equipe do Arquivo Público tratando documentos históricos.
Equipe do Arquivo Público tratando documentos históricos. / Foto: Antônio Filho - PMCG


Portanto, não é um fato — jurídico ou histórico — que o nascimento de Campos se deu em 28 de março de 1835. A data que celebra como seu aniversário refere-se a sua elevação à categoria de cidade, quando a Vila de São Salvador passa a ter o nome de Campos dos Goytacazes.
Esse não passa de um ato burocrático, uma mera formalidade, que muitos lugares do Brasil e do mundo cumpriram também, mas que não geram qualquer lembrança festiva. O que constituí Campos como uma cidade aconteceu há muito mais de 189 anos.
 
Quando Campos nasce
 
O que hoje se entende por Campos dos Goytacazes começou como uma capitania em meados do século XVI: a Capitania de São Tomé, após a chegada (ou invasão) dos portugueses no Brasil.

Depois de algumas tentativas de domínio, todas frustradas, o Império Português doa as terras para um grupo de fazendeiros chamados de Sete Capitães, que primeiro exploraram a criação de gado na planície (há registro do primeiro curral em Campo Limpo, na Baixada, em 1633), e dezenove anos depois o primeiro engenho de açúcar é erguido.
Centro de Campos dos Goytacazes
Centro de Campos dos Goytacazes / Reprodução - Allen Morrison


No Brasil colonial, era necessário que houvesse uma igreja (a religião dominante era a católica), uma cadeia pública, uma câmara legislativa e casas onde houvesse moradores, de fato, para ser considerado uma cidade. Mas como podemos definir o momento exato em que um aglomerado de pessoas e construções passe a se tornar uma urbe, com ruas e gentes, determinações e identidades próprias?


29 de agosto de 1652 - Essa seria uma defesa de representantes da Igreja Católica, mais especificamente da Igreja de São Francisco, localizada na avenida 13 de maio. Segundo eles, o político, industrial e intelectual campista Julio Feydit registrou que uma capela de palha foi erguida em 1652 ou 1649 onde hoje está a Igreja São Francisco. Pela data de comemoração do santo que dá nome à igreja, “só poderia ter sido, conforme prevê a tradição católica no dia de seu santo, dia 06 de Agosto”, como disse o prior da igreja.


1° de Janeiro de 1653 - É instalada a primeira Câmara, evento que vem a efetivar a existência legal de Campos, segundo os parâmetros portugueses da época. É quando nasce a Vila de São Salvador. Por questões políticas e econômicas, essa casa legislativa foi dissolvida em 1657. Mas foi uma Câmara orgânica, que nasce “de baixo para cima”, em um movimento raro de acontecer naquele período. Além disso, a data conta com uma "certidão". No Arquivo Público consta o documento gerado na ata de posse.

29 de Maio de 1677 - A Vila de São Salvador passa por outro processo político administrativo, e novamente tem uma Câmara, estabelecida pelo governador Salvador Corrêa de Sá e Benevides. É o início do domínio Asseca na região, durando mais de um século. A partir daquela data, foram desencadeados outros tantos eventos que fazem com que Campos se torne um centro comercial e produtor importante para o Império.


Ao celebrarmos o aniversário de uma pessoa, o estamos fazendo por ocasião de um novo ciclo que se cumpre, esse contado a partir do dia de seu nascimento. A data comemorada, portanto, não diz respeito aos outros atos constitutivos de sua identidade, mas sim ao dia que efetivamente “veio ao mundo” aquele indivíduo. Casar-se, formar-se em uma faculdade, ou adquirir o título de mestre não são comemorados como o nascimento, embora sejam datas importantes. Com uma cidade não é diferente.

Comemorar na data certa pode ser o primeiro passo para fortalecer a identidade do campista e serve para que sejam trazidos os reais elementos utilizados para a formação da cidade e de seu entendimento como tal.
Não são 188 anos de história, e não, não é 28 de março o marco principal para definir Campos como cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]