Tudo pronto para o início do escoramento e cobertura no Solar dos Airizes - previsão é que comece em 15 dias
Edmundo Siqueira 13/03/2024 10:12 - Atualizado em 14/03/2024 21:21
Foto: Edmundo Siqueira
O Solar dos Airizes, patrimônio histórico de Campos, localizado na BR 356, receberá escoramento e cobertura externa em aproximadamente 15 dias. O processo licitatório encontra-se em fase final, e será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (15).

A informação foi confirmada pelo prefeito Wladimir Garotinho, que garantiu o prazo para o início do escoramento do Solar. A ação é emergencial e fundamental para a sobrevida do patrimônio, até seu restauro.

A prefeitura de Campos protocolou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um pedido de autorização para realizar o escoramento das partes mais críticas do prédio, e a construção de uma cobertura temporária em toda construção, como forma de tentar conter a ação do tempo e das chuvas, enquanto as obras de restauro não se iniciam.

Segundo fonte do Iphan, o projeto apresenta algumas pendências, mas com chances de aprovação. Finalizando a licitação, o Airizes terá boas chances de sobreviver por mais um tempo.
Com aval do Governo Federal, via Lei Rouanet, e do Iphan, foi aprovado outro projeto que visa a manutenção e a conservação do Solar dos Airizes, que está apto a captar 100% do valor que foi proposto: R$ 28.410.937,55.

Além do projeto aprovado via Lei Rouanet, foi assinado em maio do ano passado, um protocolo de intenções entre o município de Campos e a empresa Ferroport, que opera o terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, para atuar no Solar.
Foi criado ainda um grupo de trabalho entre prefeitura e Ferroport para a elaboração de projeto para o Solar, que deverá ser apreciado pelo Iphan e pelo Ministério da Cultura. 


Solar dos Airizes - Sem passar despercebido por qualquer pessoa que passe pela BR 356 (Rodovia Campos - São João da Barra), o Solar dos Airizes desperta curiosidade; muitas lendas permeiam a construção, sendo a mais conhecida a da Escrava Isaura. Mas gera também desespero em quem se preocupa com a história de Campos.


Paredes caíram, parte da fachada e do interior já não existe, várias portas e janelas em estado precário e o forro de madeira desabou em vários cômodos do Solar, levando a um estado de ruína. A icônica capela que o Airizes abriga também está em estado de deterioração.

Parte de uma das extremidades do prédio (em formato de "U" imperfeito) já foi ao chão.

A prefeitura é a responsável pelo Solar dos Airizes, após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF-2), que transitou em julgado em 2020, e condenou o município de Campos a restaurar o Solar de forma emergencial. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), e não cabem mais recursos.


Nas apostas sobre qual patrimônio de Campos será o próximo a deixar de existir, o Solar dos Airizes lidera. Muitos previam que não passaria de 2023. Porém, o resiliente Solar persiste de pé, e esse pode ser um passo importante para que ele continue assim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]