Jovem de Campos é única finalista do interior do Rio em programa da Câmara do Deputados
Edmundo Siqueira 26/10/2023 10:41 - Atualizado em 26/10/2023 11:12
*
Quando o educador Darcy Ribeiro faleceu, em fevereiro de 1997, Ana Júlia não era nascida. A educação foi a grande causa de Darcy, e implantar o ensino integral no Rio de Janeiro e no Brasil era pauta constante de sua atuação — assim como já mostra ser para Júlia.

A relação do icônico educador com a jovem Júlia não é apenas coincidência. Campista, moradora de Travessão de Campos, participa de um programa local que estimula a participação de meninas e mulheres na ciência, o “Arduínas”, desenvolvido pela Uenf, universidade sonhada e executada por Darcy, e coordenado pelas professoras Priscila Castro e Elis Miranda, com verba da FAPERJ. .

Na última segunda-feira (23), Ana Júlia foi escolhida como uma das finalistas da 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desenvolvido pela Câmara dos Deputados e dirigido aos estudantes do ensino médio de todo país, com objetivo de discutir questões relacionadas à educação e à democracia. O tema escolhido para este ano foi resumido na frase “a educação que queremos”.

O tema que Júlia escolheu para pesquisar e participar do programa da Câmara foi justamente a educação integral. Após concorrer com 1080 jovens do ensino médio de todo país, distribuídos em 40 vagas por Estado, a campista foi escolhida para ser um dos quatro representantes do Rio de Janeiro, pré-selecionados pelas Secretarias de Educação.
Os quatro finalistas da etapa estadual se apresentam através de vídeos na plataforma do programa, e o mais votado irá à etapa final em Brasília, que ocorre entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Ana Júlia
Ana Júlia
“Eu conheci o programa por meio da divulgação do anúncio pelo professor de Diogo (Diogo Jordão, do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, em Travessão) e logo me interessei. Durante a primeira etapa aprendi sobre políticas públicas voltadas para a educação e escolhi minha tese baseada na minha realidade como estudante integral, em uma escola estadual. Minha proposta é mostrar o valor do ensino integral e como é possível alcançar mudanças a partir dele, principalmente no meio público”, disse Ana Júlia.


O professor Diogo Jordão atua na área de Geografia na Escola Estadual onde Júlia estuda, e é um de seus maiores incentivadores no PJB. Em 2020, Diogo recebeu o Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da Educação Básica Brasileira.

Professor Diogo Jordão
Professor Diogo Jordão / Reprodução
“Inicialmente, apresentei a proposta para os alunos, avisando sobre as inscrições. Alguns deles se inscreveram e ela (Ana Júlia) foi uma das sorteadas para participar da Jornada de Aprendizagem Cidadã, por uma plataforma online. Nesse processo, ela aprendeu conceitos relacionados à participação política dos jovens e deveria produzir um discurso defendendo propostas de políticas públicas sobre o tema geral, que é ‘A educação que queremos’. Especificamente , ela escolheu defender a educação integral de qualidade, já que ela é aluna dessa modalidade”, explicou o docente.


Entre os finalistas do Estado do Rio, apenas Júlia é do interior, concorrendo com um aluno da capital e outros dois da região metropolitana. Ela também é a única representante da rede estadual de ensino do Rio no Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados.

“Meu objetivo é defender o maior investimento nesse tipo de ensino e levando oportunidades para os alunos do estado. Gostei muito da experiência e principalmente do aprendizado, espero conseguir levar minha pesquisa à frente compartilhando com todos o meu trabalho”, relata a aluna, orgulhosa.

Para chegar à etapa nacional, em Brasília, Ana Júlia precisará da ajuda do público e da avaliação de uma banca especializada da Câmara Federal. A plataforma do PJB traz os vídeos de cada finalista, e o voto na representante campista pode ser feito através do site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-2023/ (aqui).

O professor Diogo explica que o caminho que Júlia percorreu não foi fácil e o resultado como finalista estadual do programa foi fruto de muita conversa, pesquisa e trabalho coletivo.

“Para produzir o discurso, deveria fazer pesquisas e ouvir outros jovens da escola. Fizemos rodas de conversa e aplicamos um formulário aos estudantes da instituição. Com o discurso, ela foi escolhida como uma das finalistas do estado do Rio de Janeiro para concorrer à participação na etapa presencial na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na etapa atual, ela produziu um vídeo para defender suas ideias, e além da votação do público, os finalistas serão avaliados por uma banca de especialistas da Câmara dos Deputados. Os vencedores de cada estado irão à Brasília, no próximo mês”, conta Diogo.

No discurso que escreveu — que a levou para a final da etapa estadual do PJB — Ana Júlia cita uma afirmação do economista britânico Sir Arthur Lewis, ganhador do Prêmio Nobel, em 1979: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.
Com essa certeza, docentes e alunos continuam lutando para construir uma educação pública de qualidade no Brasil, e premiações como o Parlamento Jovem estimulam a continuidade desse trabalho.

Ainda no discurso, Júlia pede aos “demais estudantes e a sociedade em geral” que se juntem a ela, para que a “educação brasileira se torne cada vez melhor”. Para termos esperança em uma sociedade mais justa, em que possamos exercer plenamente a cidadania, em direitos civis, políticos e sociais, a educação se mostra fundamental. E para isso, é preciso que as ideias e as obras de gente como Darcy Ribeiro continue inspirando outros jovens como Ana Júlia.

*Para votar na Ana Júlia acesse o site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-rio-de-janeiro-rj/, veja seu vídeo e marque o nome dela nas opções disponíveis. A votação está aberta até o dia 10 de novembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]