Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário da Polícia Civil
Rodrigo Gonçalves 26/09/2023 14:18 - Atualizado em 26/09/2023 14:36
Divulgação
O governador Cláudio Castro nomeou, nesta terça-feira (26), o delegado de Polícia Civil José Renato Torres do Nascimento como novo secretário de Estado de Polícia Civil. José Renato assume a pasta no lugar do delegado Fernando Albuquerque. A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial.

— José Renato tem longa experiência na administração pública. É delegado de polícia desde 1997 e também já foi praça da Polícia Militar. Sua formação irá contribuir, e muito, com o trabalho à frente da segurança pública, que sabemos que requer muita dedicação. Agradeço ao delegado Fernando Albuquerque, que desempenhou com afinco sua missão, e desejo boa sorte na sua caminhada — afirmou o governador.
Segundo a colunista Berenice Seara, do Extra, a agora ex-secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque, enviou uma mensagem de despedida aos companheiros e subordinados. No texto, Albuquerque informa que foi exonerado “pelo excelentíssimo governador Cláudio Castro” e revela que não foi “a pedido”, como consta na publicação do Diário Oficial. No entanto, disse que recebeu “respeitosamente a comunicação (..) Na certeza de que fez o melhor pela honra da instituição bicentenária e pela segurança pública”.
Ainda segundo a colunista, há uma pressão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para que o governador troque todo mundo na Segurança Pública. “As próximas secretarias na mira são a de Polícia Militar e a de Administração Penitenciária. Vamos acompanhar para ver quem vai cair primeiro”, escreveu ela.
Berenice acrescentou que o preferido da “turma da Assembleia” para o lugar de Fernando Albuquerque era o atual diretor do Departamento de Polícia do Interior, Antenor Lopes. Mas, o governador optou por José Renato.


Perfil do nomeado

José Renato Torres do Nascimento está no serviço público há mais de 35 anos. Desde 2007, desempenha a função de secretário da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal de Contas do Município (TCM). Possui experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal. Também é professor da Escola do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e professor convidado do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF. Possui doutorado em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de cursar pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na UFF. Além disso, foi praça da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de 1983 a 1985, ano em que ingressou na Polícia Civil como detetive de polícia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]