Segurança para ciclistas discutida em reunião da Comissão de Esportes da Câmara
04/03/2021 18:46 - Atualizado em 04/03/2021 18:46
A primeira reunião da Comissão de Defesa dos Desportos da Câmara Municipal de Campos, que tem o vereador Bruno Vianna (PSL) como presidente, e os parlamentares Rafael Thuin e Bruno Pezão como membros, reuniu dezenas de ciclistas nesta quinta-feira no plenário da Casa para levar demandas urgentes do esporte ao Legislativo. O vice-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marcelo Valentim também esteve presente no encontro.
O ciclismo teve uma adesão grande de praticantes durante a pandemia da Covid-19, aumentando o tráfego de bicicletas em vias. Com isso, o número de acidentes também apresentou crescimento. No dia 14 de janeiro, a ciclista Ana Paula Nascimento morreu a caminho do distrito de Santo Amaro, na RJ 216.
Durante o encontro, que reuniu diferentes grupos de pedais, como mountain-bike e bike speed, os praticantes relembraram e lamentaram a perda da colega, aproveitando para enfatizar o pedido por maior segurança para a prática do esporte em Campos.
Como presidente da Comissão, o vereador Bruno Vianna garantiu que todas as demandas apresentadas seriam levadas ao plenário da Câmara, já na próxima semana, para seguir com urgência ao Executivo.
— O ciclismo é um esporte que teve um crescimento considerável nos últimos meses. Além do benefício físico, o esporte tem auxiliado no lado emocional dos praticantes durante a pandemia. Nossa primeira reunião da Comissão de Defesa de Desportos não poderia ter um tema diferente. Ouvimos e debatemos as demandas dos ciclistas, onde a segurança foi o principal apelo da classe. Estaremos formando um grupo de contato direto com os praticantes, para receber, de forma rápida, todas as urgências. Tudo que nos trouxeram hoje já estará entrando na pauta da próxima sessão Lesgislativa, tanto pelo meu gabinete, quanto dos demais vereadores que compõem a Comissão — disse o parlamentar.
Vice-presidente da Fundação de Esportes, Marcelo Valentim afirmou que o município já possui diversos projetos para área.
— Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município. Mas garanto que a fundação já tem uma gama de projetos estruturais, que seriam desenvolvidos em locais que nunca foram explorados pelo ciclismo em Campos — revelou Marcelo.
Há 30 anos no esporte, Afonso Celso, tetracampeão brasileiro, participou da reunião e destacou os principais problemas enfrentados pela classe.
— Estamos passando por diversos perigos para pedalar em Campos. São muitos problemas: buracos, falta de respeito dos motoristas. Sem segurança, não podemos fazer ciclismo - disse o atleta, que acrescentou: “A gente conta com vocês, com o governo municipal, para nos ajudar!”.
Praticante do esporte, a pedagoga Patrícia Tavares Crespo falou sobre a necessidade da poda de árvores, que acabam invadindo o acostamento, de tapar os buracos nas estradas, para evitar novos acidentes. Ela também lembrou que o ciclista pratica cidadania, levando exemplo para as crianças e incentivando a inserção no esporte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS