Campos adia aulas no ensino híbrido e adotará novas medidas restritivas contra a Covid-19
08/03/2021 12:59 - Atualizado em 08/03/2021 16:32
Folha da Manhã
O aumento do número de internação de crianças e jovens colocou o Gabinete de Crise em estado permanente de alerta, com adoção de novas medidas de restrição e de enfrentamento da pandemia. Durante reunião na sede da Prefeitura, o vice-prefeito Frederico Paes apresentou o cenário com agravantes, como a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 50% no domingo (07), o aumento do número de casos em março e o risco da variante inglesa. Nesta terça-feira, o Diário Oficial do município traz novas restrições, entre elas, o adiamento do retorno às aulas no ensino híbrido, que estava previsto para esta segunda-feira (08), e mudanças que atingem o comércio campista. 
“O nosso empenho é para evitar que Campos viva a mesma tragédia pela qual passa o Brasil. É preciso a colaboração de todos. Por estar em situação menos desconfortável do que o país, isso não nos permite relaxar com as medidas. A determinação do prefeito Wladimir Garotinho é a de seguir o que recomenda a ciência”, disse o vice-prefeito Frederico Paes.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde, Charbell Kury, falou detalhou os motivos para que o município adote medidas mais restritivas neste momento.
"Como a  gente já tinha previsto, com a última semana com o aumento de casos principalmente nos hospitais privados, e no último final de semana com grande número de internações nas nossas unidades de UTI, nós imediatamente disparamos um alerta. A definição que fizemos hoje (segunda) foi basicamente, em primeiro lugar, adiar ainda o início das aulas porque nós não acreditamos que esse momento seja propício visto que já há a comprovação da presença da variante viral britânica e ela tem motivado, em todos os lugares do mundo, o fechamento das escolas até que se entenda melhor como essa variante se comporta em crianças. Junto com isso temos internações de crianças com Covid nesta semana em Campos", declarou Charbell.
Em relação ao comércio em geral, o subsecretário destacou punições mais severas para estabelecimentos que promovam aglomerações. "Nós fizemos algumas modificações para que possa reduzir as aglomerações, ter mais punição para as pessoas que não respeitam as medidas e principalmente para os estabelecimentos que promovem as aglomerações. Cancelamento e multa para todos os estabelecimentos que favorecem as aglomerações e o não uso de máscaras, entre outras medidas", disse.
Charbell também fez um alerta aos jovens. "Agora estamos percebendo o aumento da doença em jovens. Jovens sem comorbidades graves em CTI e a gente precisa mandar esse recado que isso agora está atingindo você, meu amigo. Você, jovem, está ficando doente. Então, se cuide e evite passar essa doença para outras pessoas. É um momento da gente se cuidar, distanciamento social, lavagem das mãos, uso da máscara. Falta pouco para a gente se livrar dessa doença", concluiu.
A partir desta quinta-feira (11), bares, restaurantes e similares funcionarão até 21h. Redução para 30% do fluxo de pessoas em lojas em shoppings, comércio em geral, com controle na entrada, tendo a cobrança de uso de máscara das lojas e demais dispositivos sob pena de multas e cassação de alvará. Está suspenso o funcionamento de cinemas em Campos, música ao vivo com até duas pessoas, assim como comemorativos e buffet.
Ainda segundo o decreto, estão proibidos os eventos culturais e em dispositivos da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima. O fluxo de pessoas em academias, clubes e igrejas será reduzido para 30%. Está proibida a prática de esportes coletivos em dispositivos particulares e públicos. Adiamento do início das atividades escolares no sistema híbrido. Os dispositivos terão 48h horas para iniciar as mudanças antes das fiscalizações.
Nesse domingo (07), a Prefeitura de Campos chegou a informar que um bebê de três meses e uma criança atendidos no Hospital Geral de Guarus (HGG) testaram positivo para a Covid-19, acendendo novo alerta das autoridades pela possibilidade da nova variante ter chegado à cidade. O município também registrou o diagnóstico de Covid-19 em duas profissionais da Educação. Além de novos casos de Covid-19, o município também acompanha as doenças respiratórias virais e síndromes respiratórias agudas que naturalmente ocorrem no mês março, com aumento de 30%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS