Região adere a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19
Dora Paula Paes - Atualizado em 06/03/2021 08:21
Vacinação de idosos com mais de 90 anos (Fotos: Genilson Pessanha)
Vacinação de idosos com mais de 90 anos (Fotos: Genilson Pessanha)
Oito dos nove prefeitos de municípios do Norte Fluminense assinaram o formulário de interesse na adesão ao consórcio público para a compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que conseguiu reunir1.703 prefeituras, o que equivale a 125 milhões de brasileiros. O cenário nacional é turbulento, contudo, a intenção é o mesma por parte dos administradores: garantir a imunização de toda população em menor espaço de tempo. Em outra vertente, a Câmara de Campos tem projeto em andamento para que empresas locais possam vir a contribuir com doações para aquisição de doses.
A região Norte Fluminense está na Fase Amarela (atenção máxima) e a preocupação dos prefeitos é real perante crescimento do número de infectados e ocupação de 100% dos leitos de UTIis em vários estados do país. No momento, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe mais uma enxurrada de críticas ao minimizar as mais de 240 mil mortes e apostar em chamar de “mimimi” a pressão da população para que apresse o processo de vacinação.
A previsão é que o consórcio seja instalado até o dia 22 de março, dando suporte aos municípios, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional. As Câmaras Municipais também terão que opinar permitindo ou não a compra via o consórcio.
Os prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho; São João da Barra, Carla Machado; Quissamã, Fátima Pacheco, Macaé Welberth Rezende; Carapebus, Cristiane Cordeiro; Conceição de Macabu, Valmir Lessa; Cardoso Moreira, Geane Vincler e São Fidélis, Amarildo Alcântara estão confiantes em mais esse passo, dentro do processo de luta contra a doença.
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo, foi a única que não confirmou a adesão dentro do prazo estabelecido pela FNP, que se encerrou ao meio dia de sexta-feira (5). A questão está em análise e, segundo a Prefeitura, poderá fazer a adesão mesmo depois do prazo.
O município de Campos é o maior da região, com quase um milhão de habitantes e 763 mortes pela Covid-19; número até sexta-feira (5). O prefeito Wladimir enfatiza: “Precisamos vacinar toda população e essa é uma alternativa para termos segurança jurídica no caso do Plano Nacional de Imunização não dar conta de suprir toda a demanda”.
No caso do projeto do Legislativo campista, os vereadores Bruno Pezão (PL), Dandinho de Alcione de Rio Preto (PSD) e Kassiano Tavares (PSD) já elaboram o projeto com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Marcelo Mérida. As 100 maiores empresas do município se tornariam potenciais doadoras de recursos para ajudar Prefeitura na compra dos imunizantes da Covid-19.
Vacinação - A população deve ficar atenta aos calendários dos municípios. Em Campos, na segunda-feira (8) terá início a imunização dos idosos na faixa etária entre 80 e 84 anos. O outro momento é a aplicação da segunda dose nos idosos acima de 90 anos, que começa no dia 11. O cronograma com os locais e horário da aplicação será divulgado nos canais da Prefeitura.
Em Campos, ensino híbrido a partir de segunda-feira
O ensino híbrido (presencial e remoto) passa a ser uma realidade anunciada para Campos, a partir de segunda-feira (8). As aulas nessa modalidade estão autorizadas para a Educação Infantil, nas redes públicas e privadas, tendo como limite para início próximo dia 29. A decisão do governo, com aval do Ministério Público Estadual, está mantida mesmo com a “greve pela vida” dos professores das redes municipal e estadual para aulas presenciais.
Já as aulas híbridas para o Ensino Fundamental em todas as escolas públicas e privada terão início no período entre 22 de março e 22 de abril, seguindo esquema de progressão percentual e condicionadas ao aval da Vigilância Sanitária.
A adesão ao sistema presencial no híbrido está condicionada a uma decisão dos pais. Além disso, se o município retornar às fases laranja ou vermelha, as aulas deverão voltar imediatamente ao formato virtual Um exemplo na região de mudança de decisão quanto ao fechamento de escolas, após anunciar abertura presencial, foi o município de Macaé que autorizou o retorno das creches e pré-escola da rede particular, na última segunda-feira, mas fechou todas 24 horas depois, após aumento de internações.
Ainda em Campos, o ensino híbrido também está condicionado à adesão ao Manual Operacional. Ele inclui protocolos de rotina para segurança de saúde, organização logística e estrutural das unidades escolares. A secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia publicou no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) um questionário que pode ser respondido até segunda-feira (8).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS