Disputa pela Câmara de Campos indefinida
26/12/2020 09:29 - Atualizado em 26/12/2020 11:00
Com menos de uma semana para a posse e eleição para a Mesa Diretora, a disputa pelos principais cargos – inclusive a presidência – da Câmara Municipal segue indefinida. Na última segunda-feira, o vereador eleito Nildo Cardoso arriscou que o placar estaria empatado em 12 a 12 entre a bancada do prefeito eleito Wladimir Garotinho contra o grupo do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD). Ao blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, hospedado no Folha1, uma fonte do alto escalão garotista, que não quis se identificar, rebateu e disse que Nildo estaria tentando buscar a cadeira de presidente. Enquanto isso, Wladimir segue anunciando novos nomes que vão compor seu governo a partir de 1º de janeiro, entre eles algumas figurinhas carimbadas da administração da sua mãe, a ex-prefeita Rosinha Garotinho.
Um dos vereadores mais experientes da nova Câmara, Nildo afirmou que a eleição da Mesa Diretora do Legislativo goitacá estaria indefinida. Pelo menos até o momento, a reunião do último domingo entre o prefeito Wladimir Garotinho e seu adversário no segundo turno, o ex-prefeitável Caio Vianna (PDT), ainda não surtiu o efeito desejado: a confirmação do apoio dos vereadores pedetistas Marquinhos do Transporte, Luciano Rio Lu e Leon Gomes à candidatura do garotista Fábio Ribeiro (PSD) à presidência da Casa. Para Nildo, o placar na disputa dos Garotinho contra o grupo de Bacellar pelo controle da Câmara estaria empatado em 12 a 12. E o ausente nesta conta entre os 25 vereadores poderia definir a questão.
Após já ter sido contabilizado pelos garotistas como fechado com eles, após o racha com os Bacellar por conta da 1ª vice-presidência, Nildo não confirmou essa informação. Ele disse que, para isso, teria que se reunir primeiro com o prefeito eleito Wladimir, o que até agora não teria acontecido. Para o veterano edil, a questão ainda vai sofrer muitas idas e vindas dos dois lados, sobretudo entre os vereadores de primeiro mandato — 17 dos 25 eleitos. Sobre os quais os dois grupos políticos tentam demonstrar sua força e capacidade de articulação nas negociações.
A definição da nova Mesa Diretora, para Nildo, só se dará mesmo no último dia 30 deste ano, na quarta-feira da próxima semana. “Até lá, seguirá como está, com vereador almoçando com um grupo político e comendo a sobremesa com o outro”, ironizou o político da Baixada Campista.
Governo - Mais um nome conhecido e que integrou o governo Rosinha foi anunciado por Wladimir, na última quinta, para seu secretariado. Suledil Bernardino vai assumir a pasta de Governo e Comunicação. O jornalista Rodrigo Florêncio também foi confirmado como nome à frente da área de Comunicação do governo, como antecipado pela Folha, com o cargo de sub na pasta comandada por Suledil.
Eles se juntam à equipe de governo já anunciada, que tem os seguintes nomes confirmados: Geraldo Venâncio, na Saúde; Carlos Fernando Monteiro, o Guru, para a subsecretaria de Assistência Judiciária; Jorge Willian Cabral, na secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação; Fred Rangel, na secretaria de Serviços Públicos; Josiane Morumbi (Pros) e Rosilani do Renê (PSC) vão assumir as subsecretarias dos Direitos da Mulher e do Envelhecimento Saudável, respectivamente, enquanto a advogada Priscilla Nunes será responsável pelo Procon.
Anteriormente, Wladimir já havia anunciado os professores Marcelo Feres e Frederico Rangel, respectivamente, secretário e sub de Educação, Ciência e Tecnologia. Wainer Teixeira será o secretário de Administração e Recursos Humanos, e o empresário Marcelo Mérida à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico. Almy Junior ficará no comando da Agricultura, enquanto o Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente terá o arquiteto Cláudio Valadares como secretário, com o engenheiro Sérgio Mansur como subsecretário. No comando da Defesa Civil, o escolhido foi o coronel Alcemir Pascoutto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS