Segurança é reforçada na orla
Ícaro Abreu Barbosa 26/12/2020 09:43 - Atualizado em 26/12/2020 11:02
  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

    Bombeiros intensificam ações (Foto: Rodrigo Silveira)

Não está nos planos de ninguém precisar da ajuda dos bombeiros quando vai para praias e lagoas. Seguindo o lema “espere o melhor, se prepare para o pior”, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Verão, na última segunda-feira (21). O investimento total no monitoramento das praias do estado foi equivalente a R$ 2,7 milhões em viaturas e equipamentos de resgate e sinalização.
Acidentes acontecem e os militares se preparam para conseguir atuar cada vez melhor quando a população precisar. Isso não significa que os cuidados não possam ser tomados individualmente, e, para isso, o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM), coronel Charbio Guijarro, alerta: “Durante o período em que estiverem nas praias, sigam as orientações dos Guarda Vidas quanto aos cuidados com o mar e as correntes de retorno, além de a atenção constante com as crianças”.
A fala do comandante local é reforçada pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, que disponibilizou os objetivos da corporação com essa operação de nível estadual. “Temos como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização a fim de evitar afogamentos”, explicou.
Para a preservação das vidas foram feitos investimentos humanos e materiais; como a aquisição de 20 motos aquáticas, 2,5 mil placas de sinalização de perigo e 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos no litoral do estado. A compra desses materiais foi possível através do capital arrecadado com a taxa de incêndio. “Pela primeira vez, vamos dispor de quatro aeronaves para patrulhar todo o litoral fluminense, de Campos a Paraty, todos os fins de semana, para melhorar ainda mais o tempo-resposta dos nossos socorros”, finalizou o comandante-geral dos Bombeiros, o coronel Leandro Monteiro.
Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, seus treinamentos e aperfeiçoamentos diários nos procedimentos de resgates, são vitais para que a população possa desfrutar dos longos e ensolarados dias do verão com maior segurança, mesmo com a estação eclipsada pela pandemia da Covid-19. Até março, cerca de 1,2 mil guarda-vidas vão se revezar por toda orla fluminense, um reforço de cerca de 50% no efetivo. Na nossa região, os militares estarão atuando no litoral de São João da Barra, nas praias de Grussaí e Atafona, e na praia campista de Farol de São Thomé.
“Os Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros estão sempre preparados para atuarem nos resgates e salvamentos de vítimas de afogamento ou de outros tipos de acidentes que podem acontecer nas praias, mares, rios, lagos e lagoas”, enfatiza, em nota, a assessoria de imprensa do 5º GBM. Ao longo de 2020, de acordo com contagens até o último dia 15 de dezembro, nove salvamentos foram contabilizados na região.
Os mergulhadores, especialistas em operações subaquáticas, também mantém sua rotina de trabalho. Sempre visando aprimoramento técnico e físico, os militares dizem estar “sempre prontos para atuarem em situações adversas de busca e resgates de vítimas e bens submersos”.
Cuidados redobrados em meio à pandemia
Como o comandante-geral, coronel Leandro Monteiro, e o comandante do 5ºGBM, coronel Charbio Guijarro, destacaram, procurar por locais próximos aos postos de guarda-vidas e seguir a orientação do profissional sobre os locais mais apropriados para tomar o banho de mar a orientação é importante. Além disso, os banhistas devem evitar pontos utilizados para surf e seguir sempre a orientação das placas e bandeiras de sinalização.
Não estando em seu ambiente natural, é bom evitar o banho de mar ou lagoa após o consumo exagerado de alimentos, bebidas alcoólicas ou grande exposição ao sol. O mal estar pode resultar em um afogamento. Além disso, caso esteja supervisionando crianças, não perdê-las de vista por um instante sequer. Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente a areia.
Devido à pandemia do coronavírus, lembrar de sempre utilizar a máscara e evitar aglomerações quando estiver tomando sol na orla ou se banhando na água e não se esqueça de transformar o álcool em gel em item de praia indispensável. Ao menos por ora, as praias da região estão com acesso liberado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS