Clima de Natal no Centro de Campos
Paulo Renato Pinto Porto 23/12/2020 09:15 - Atualizado em 23/12/2020 09:16
Movimento no Centro de Campos
Movimento no Centro de Campos / Rodrigo Silveira
O volume de vendas não será o mesmo dos anos anteriores em função dos impactos da pandemia. Mas o movimento nas ruas comerciais de Campos e nos shoppings já sinaliza o clima de Natal. Para atrair o consumidor, os comerciantes montaram suas vitrines com promoções e descontos para as compras de fim de ano e o horário de atendimento foi estendido até 22 horas. É consensual que a crise levará o consumidor a uma retração nos gastos em relação a 2019.
Mas de acordo com o empresário Fernando Loureiro, que tem cinco lojas na área central, nos últimos dias o movimento cresceu bastante.
— Isso mostra que a tradição de trocas de presente continua forte e as pessoas compram presentes, mesmo que não devam fazer festas, devido à pandemia da Covid-19, mas mantendo a tradição milenar de presentear no Natal. A expectativa é de que nestes dias que antecedem o Natal as vendas cresçam mais ainda e que a população esteja cada vez mais consciente e seguindo os protocolos de segurança para conter o avanço do coronavírus — frisou Loureiro.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Campos) foi prudente ao avaliar o crescimento das vendas em relação ao ano passado.
Para José Francisco Rodrigues, as vendas podem até surpreender. Porém um balanço preciso só poderá ser feito depois do Natal. Rodrigues considera que o Natal deste ano servirá para recuperar parte dos prejuízos acumulados ao longo dos meses fechados em razão da pandemia. Ele ratificou que o comércio está pronto para atender com segurança com consumidores, seguindo todos os protocolos de segurança sanitárias, e desta forma é terminantemente contra qualquer tipo de restrição que venha a limitar o setor.
— O comércio é parceiro na luta contra a COVID/19. Cumprimos todos os protocolos sanitários e precisamos que o consumidor também faça a sua parte, usando máscaras, fazendo a sua higienização com álcool em gel e evitando aglomerações. Podemos afirmar sem medo de errar que o comércio é um lugar altamente seguro — disse José Francisco.
A fim de evitar aglomerações, a prefeitura autorizou desde o último dia 15 que o comércio trabalhe 24 horas por dia e sete dias por semana, o que amplia o horário de funcionamento neste período natalino.
O intuito é evitar aglomeração nos centros comerciais e manter os cuidados para a não disseminação do coronavírus. O decreto se estende até o dia 31 de dezembro.
O presidente da CDL pediu aos consumidores que não deixem as compras para a última hora.
— Continuamos batendo na tecla de que os consumidores devem antecipar suas compras para evitar aglomeração. Com horário mais dilatado, as pessoas tem o dia inteiro para comprar com calma e segurança — acrescentou.
O Natal deste ano será também um termômetro para aferição do potencial das vendas online no comércio de Campos. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL), Marcelo Mérida, lembrou que a data segue propícia para o comércio on-line, visto que números de um estudo revelam que, no terceiro trimestre de 2020, o comércio no país chegou a faturar R$ 33,4 bilhões, aumentando 85,1% em relação ao ano passado.
A expectativa dos comerciantes campistas fica por conta da possibilidade do pagamento do 13º salário pela Prefeitura.
Com o pagamento dos salários do funcionalismo estadual e federal, mais o 13º salário pago pelas duas esferas da administração pública, além do benefício e salários dos quase 90 mil trabalhadores da iniciativa privada, o volume de recursos que circula na praça de Campos neste período é de R$ 350 milhões injetados no comércio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS