Prefeito eleito de Conceição de Macabu morre vítima da Covid-19
Aldir Sales 22/12/2020 08:37 - Atualizado em 23/12/2020 09:09
Dr. José de Castro
Dr. José de Castro / Divulgação
O prefeito eleito de Conceição de Macabu, Dr. José de Castro (PSD), de 70 anos, morreu na madrugada de ontem, 11 dias após ser internado no Hospital da Unimed, em Macaé, com diagnóstico de Covid-19. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 11 de dezembro e não chegou a participar da cerimônia de diplomação. O sepultamento aconteceu ontem mesmo, no cemitério de Macabu após cortejo pelas ruas da cidade, mas sem velório por causa do coronavírus.
Além da idade, Castro também tinha um stent no coração desde que teve um infarto em 2018. Desde que se internou, o médico passou por outro procedimento no coração e também passou por hemodiálise após paralisação dos rins.
Com a morte de Dr. José, quem assume a Prefeitura de Conceição de Macabu a partir de 1º de janeiro é o vice eleito Valmir Lessa (PSD), que atualmente é vereador. Em seu discurso na cerimônia de diplomação, Lessa lembrou de Dr. José e disse que sua alegria estava incompleta por causa da ausência do amigo e companheiro de chapa.
— Comecei minha trajetória política ao lado deste médico-humano em 1982. Acompanhei, portanto, sua atuação política desde o início. Em seus 2 mandatos quantos acertos! Infelizmente, por razões muito mais políticas do que técnicas, foi lamentavelmente penalizado por alguns até o seu último dia de vida. (...) Contudo, nossos planos nem sempre são os planos de Deus. Tenho a certeza de que lá do alto você continuará intercedendo pelo seu povo e especialmente por mim, cujo peso da responsabilidade será enorme — disse Valmir em postagem nas redes sociais.
A Prefeitura de Conceição de Macabu decretou luto de três dias e, em nota, lamentou a morte do prefeito eleito. “A Prefeitura lamenta o falecimento do prefeito eleito de Conceição de Macabu, Dr. José de Castro. Nossas sinceras condolências e muita força aos amigos e familiares. Que Deus possa confortá-los”.
Também pelas redes sociais, a Câmara de Vereadores de Macabu se solidarizou com os familiares do médico. “Aos filhos, familiares, amigos, companheiros e companheiras (forma carinhosa que tratava os macabuenses) desejamos forças. Que Deus conforte os corações enlutados”.
A Prefeitura de Quissamã e os prefeitos de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, e de Santa Maria Madalena, Beto Verbicário, também lamentaram a morte do prefeito eleito do município vizinho.
Dr. José de Castro iria retornar à Prefeitura de Conceição de Macabu depois de ocupar o cargo duas vezes, entre 1983 e 1985; e de 1993 e 1996. Na eleição de 15 de novembro, o médico obteve 42% dos votos válidos e derrotou o atual vice-prefeito Helinho Guerhard (PL), que teve 30,2%, na segunda colocação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS