Dartagnan defende pacificação extracampo com o Americano
- Atualizado em 24/12/2020 14:24
Isaías Fernandes
Rivalidade, só no campo. Esta parece ser a tônica atual entre as diretorias de Americano e Goytacaz. Após o presidente alvinegro, Vagner Xavier, dizer em entrevista à Folha, publicada na última quarta-feira (23), que existe uma aproximação com o arquirrival, no intuito de fortalecer o futebol campista, foi a vez do mandatário alvianil, Dartagnan Fernandes, comentar o tema.
— A aproximação das instituições no campo institucional é necessária para o fortalecimento do futebol do interior. Temos que deixar a rivalidade para dentro das quatro linhas e, com isso, fortalecer o entendimento. Já foi tempo em que desentendimentos tinham lugar no âmbito das instituições. Hoje, tem que haver entendimento mútuo para o fortalecimento das equipes em todos os sentidos, principalmente para o interior — afirmou Dartagnan.
A aproximação institucional entre Americano e Goytacaz é intermediada pela G7 Football Investment, empresa que atualmente administra o futebol alvianil. O primeiro passo para o alinhamento extracampo com o Americano foi dado com os empréstimos do zagueiro Jordan e do atacante Pepeu até o término do Campeonato Estadual de 2021.
— Na questão dos jogadores emprestados, não foi tratado nada com relação a compra, e sim fazer parceria. No mundo da bola, hoje, o que mais se fazno mercado é a parceria de porcentagem — comentou Dartagnan Fernandes, sem entrar em números.
Na entrevista desta semana, VagnerXavier falou sobre a possibilidade de o Americano alugar o estádio Ary de Oliveira e Souza para mandar os seus jogos na Seletiva, a partir de 17 de janeiro — o clube também avalia as possibilidades de jogar em Cardoso Moreira ou Macaé. Antes contrário ao aluguel do Aryzão ao rival, o presidente do Goytacaz faz agora um discurso pacificador:
— Entendo ser benéfico para ambas as equipes, mas a proposta ainda será analisada por ambos os poderes do clube: tanto o Conselho Diretor quanto o Conselho Deliberativo. Espero que seja dado um pontapé promissor entre as duas partes e que as diferenças entre dirigentes e torcedores fiquem no passado, que de nada somou para o engrandecimento do nosso futebol.
Em 2017, após o Goytacaz ter eliminado o Americano na semifinal da Série B1, em Noba Friburgo, Dartagnan Fernandes chegou a dizer em entrevista a uma rádio que o Americano não jogaria mais no Aryzão. Segundo ele, o episódio ficou para trás.
— As emoções levam a algumas colocações que de repente agradam a alguns e magoam a outros. Mas, hoje os tempos são outros. Temos que passar uma borracha nisso para que o entendimento possa fluir positivamente — enfatizou o presidente do Goyta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS