Campos terá tecnologia inédita que visa reduzir solidão de idosos
Paula Vigneron 22/02/2020 15:46 - Atualizado em 26/02/2020 14:05
Serviço acontecerá prioritariamente por chamada de vídeo, mas também poderão ser feitas chamadas de voz para central
Serviço acontecerá prioritariamente por chamada de vídeo, mas também poderão ser feitas chamadas de voz para central / Divulgação/Supcom
Aliar tecnologia e humanização: este é o objetivo da secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Ativo, que, desde 2018, atua na consolidação do projeto de teleatendimento aos assistidos, com o intuito de diminuir distâncias e proporcionar bem-estar e conforto aos idosos. Por meio de um aplicativo, desenvolvido pela empresa Spectator, a cidade de Campos será a primeira do Brasil a oferecer o serviço no setor público, em uma inédita Parceria Público-Privada (PPP) com o grupo holandês. Ainda não há previsão para o início do atendimento virtual, que funcionará não apenas para apoio psicológico, mas também como um modo de orientar os assistidos às consultas médicas das quais necessitarem, resultando também na diminuição das filas de espera.
Gerente de Inovação da secretaria de Envelhecimento Saudável e Ativo, Pedro Mendes explicou que, no último dia 11, foi assinado um contrato de confidencialidade, encerrando mais uma etapa do processo para a consolidação do projeto. A equipe, agora, se prepara para o próximo passo: a vinda do engenheiro da Spectator para uma avaliação no município.
— Um engenheiro virá aqui para conferir se as configurações que a gente tem para a base estão adequadas e para fazer a instalação do nosso aplicativo, da central. A partir disso, a gente vai fazer, um dia, um evento para chamar os idosos, para instalar o aplicativo nos celulares deles — pontuou Pedro, que, em meados de 2018, se encontrou com o presidente da Spectator no Rio de Janeiro para debater detalhes do projeto.
De acordo com o profissional, o serviço será realizado, prioritariamente, por meio de ligação de vídeo e contará com uma equipe multidisciplinar para o atendimento. Mas, caso o idoso disponha de internet apenas pelo celular, e não em casa, poderão ser feitas chamadas de voz para a central.
— Para quem tem WiFi, é tranquilo, porque a Spectator tem uma tecnologia de transmissão de vídeo por meio da qual conseguem transmitir até no meio do deserto do Saara, de tão pequeno que é o arquivo deles. Então, não precisa ter uma internet de outro mundo. Mas, se o idoso não tiver internet em casa, ele pode optar por fazer ligação de voz. Lembrando que a ideia é que o teleatendimento seja feito sempre com vídeo, para que o idoso possa olhar no olho da pessoa e a gente consiga dar, minimamente, uma humanização ao atendimento — detalhou.
Responsável pela articulação com a Spectator, Pedro afirmou que o aplicativo será um modo de oferecer melhor qualidade de vida aos assistidos pela secretaria, facilitando, inclusive, o direcionamento para consultas médicas. O projeto também será uma forma de evitar que os idosos sejam afetados pela solidão:
— O que é diminuir um pouco esse problema (solidão), por meio desse contato online. Por isso que a gente começou com as aulas de informática e sempre puxa muito a tecnologia. A gente fala que a tecnologia diminui a distância, e pretendemos que essa tecnologia traga não só o benefício da diminuição da solidão, mas que também proporcione a ele, que está em Travessão, Santo Eduardo ou outra localidade, um encaminhamento ou um direcionamento para que ele consiga resolver tudo o que precisa (relacionado à saúde) de uma vez só, sem precisar passar por etapas.
Inovações tecnológicas na área da Saúde
A parceria entre a Spectator e a Prefeitura nasceu a partir de uma experiência voluntária de Pedro Mendes no movimento Hack+Health, voltado para inovações tecnológicas na área da Saúde. Durante o trabalho, ele conheceu Gisele Félix, que, após a participação no Hack+Health, no Rio de Janeiro, veio a Campos para realizar uma palestra e foi chamada para compor a equipe da Spectator.
— Então, nesse contato que a gente tinha, a Spectator queria realmente fazer um projeto na parte pública, e a Gisele entrou em contato comigo porque ela sabia que eu era da Prefeitura de Campos. Aí, a gente começou a desenvolver. Não foi uma coisa que partiu da gente, mas partiu do nosso contato com outras pessoas, com um ecossistema de inovação — recordou.
Para o gerente de Inovação, a parceria entre a Prefeitura de Campos e a Spectator representa uma grande vitória para o município, opinião compartilhada pela secretária de Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, que destacou o programa da Spectator como inovador e que contribuirá para a agilidade no atendimento aos idosos que vivem em situação de isolamento social.
— É um projeto piloto que vai ser iniciado no Centro Dia do Idoso. Estamos buscando outras parcerias para o atendimento na área de Recursos Humanos, de modo a que tenhamos estagiários das diversas profissões atuando no programa. É importante frisar que essa foi uma articulação do Pedro Mendes com a Spectator, cuja equipe técnica já esteve conosco. Campos sai mais uma vez na frente com essa proposta de incluir as tecnologias mais avançadas a serviço da prevenção de doenças — declarou Heloísa.
Para o envelhecimento ativo e saudável
Além do inédito programa com a empresa holandesa, a secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Ativo tem realizado projetos e parcerias em prol dos idosos assistidos. Entre as atividades promovidas pelo órgão, estão a Escola dos Saberes e as aulas de estimulação cognitiva.
Acontecendo desde abril de 2019, o projeto Escola dos Saberes visa a formação educacional básica do idoso. A partir de aulas com todas as matérias do primeiro ao quinto ano, os estudantes, com 60 anos ou mais, concluem o ensino fundamental I e recebem o certificado de conclusão vinculado a uma escola municipal.
Para ampliar o conhecimento dos assistidos, o Centro Dia do Idoso passou a oferecer, desde 05 de fevereiro, aulas de estimulação cognitiva, também inéditas em todo o país e parte do Programa Viver do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da secretaria nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. As atividades são realizadas em computadores e visam o trabalho de memória para fortalecimento e desenvolvimento cerebral.
— A nossa gestão é pautada pelas ações sistemáticas, com programas e projetos voltados para a qualidade de vida, como a Escola dos Saberes, o 60+Saúde e todas as palestras que compõem o programa de educação social para envelhecimento saudável, mas também pelas inovações tecnológicas — finalizou Heloísa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS