Boi Capeta festeja hoje 50 carnavais
20/02/2020 19:10 - Atualizado em 02/03/2020 14:18
Com as bênçãos de todos os foliões campistas, o Boi Capeta, simpático morador do bairro da Lapa, comemora, nesta sexta-feira (21), 50 carnavais de muita alegria. A concentração acontece às 19h, na esquina da Tenente Coronel Cardoso com a Rua dos Goitacazes, em frente ao Estádio Ary de Oliveira e Souza. O evento faz parte da agenda de festas pré-carnavalescas do município e conta com apoio da Prefeitura de Campos, através da Guarda Civil Municipal.
— O primeiro desfile, em 1970, veio da ideia de um grupo de jogadores do Goytacaz, como forma de celebrar a folga proporcionada pelos dias de folia. O jogador Paulinho Neguinho foi o principal incentivador da criação do bloco. Outros craques do Goyta, como Pereira e Benito, também participaram da brincadeira, passando a missão da continuidade da festa para outras formações do time — conta Beto Baixinho, um dos fundadores do bloco.
Em cinco décadas, diversas gerações de foliões passaram pelo Boi Capeta, incluído a família Luís Augusto SantAnna, o Coliseu, que passou a ser o organizador da festa há 29 anos. Com o apoio de amigos, de sua esposa, suas filhas e netos, ele mantém viva uma tradição da qual participa desde o primeiro desfile.
— Pouca gente sabe, mas, por cinco anos, o Boi Capeta desfilou nos domingos de carnaval e, desde 1975, ficou consolidada a sexta-feira como data da festa. Em 2020, nosso desfile será marcado pela celebração Jubileu de Ouro, trazendo o Boi Capeta com uma cor diferente do tradicional vermelho, que só será revelada na hora do desfile — adianta Coliseu.
A partir das 21h, o bloco sairá, das imediações do Goytacaz, com apoio da Guarda Civil Municipal, em direção ao Boulevard Francisco de Paula Carneiro. Em seguida, os foliões seguirão, da Praça do Santíssimo Salvador, em direção à quadra da Escola de Samba Ururau da Lapa, para o tradicional Grito de Carnaval do Boi Capeta. “Nossa festa sempre foi feita com alegria e respeito. Com orgulho, o Boi Capeta carrega a marca de ter sido um dos pioneiros no espaço de valorização aos artistas transformistas, representados, inicialmente, pelos saudosos Paulete, Jolivete Lorenzoni e Argeu Nani. Mais tarde, por 17 anos, a figura do transformista se fez representada por nossa eterna madrinha, Edimar Soró Chagas, que faleceu em 2018. Nesta sexta-feira, nossa festa será dedicada a esses grandes artistas”, acrescentou Coliseu.
Confirmação — A tradicional Batalha de Confetes está completando 49 anos e a festa acontecerá neste sábado (22), a partir das 21h. O local será o mesmo: Rua Treze de Maio (em frente à secretaria Municipal de Fazenda). O organizador e presidente da Aboipic (Associação de Bois Pintadinhos de Campos), Marciano da Hora, o Dadá, frisa que é só anotar na agenda, preparar a fantasia e esperar a hora para cair na folia. O evento tem apoio logístico da Prefeitura de Campos.
A subsecretária de Governo, Daniela Tinoco, ressalta a importância do apoio da Prefeitura a este evento de quase meio século. “A Batalha de Confetes é uma tradição do carnaval campista e terá o apoio da Prefeitura para sua realização. É uma recomendação do prefeito Rafael Diniz a união dos órgãos municipais para a realização deste grande evento, que é a história do carnaval de rua da nossa cidade”, salientou.
O evento será aberto com a leitura do texto “Batalha de Confetes, tradição de Campos — 49 anos de história”. Em seguida haverá apresentação da Corte do Carnaval, show de passistas, grito de carnaval com bandas de marchinhas e apresentação de oito bois pintadinhos. “Para quem ficar na cidade será um grande evento de Carnaval, o único neste sábado de folia. Um evento para as famílias, com organização. É só vestir a fantasia e ir com muita animação. Será uma noite inesquecível”, frisou Dadá. (A.N.) (C.C.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS