Teatro Popular receberá visitas guiadas
20/02/2020 19:22 - Atualizado em 02/03/2020 14:18
Como forma de democratizar ainda mais o acesso ao Teatro Popular, a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai promover visitas guiadas ao espaço a partir de março. Grupos de alunos das redes pública e privada poderão conhecer o camarim e salas técnicas, vivenciando o que acontece nos bastidores. O projeto se desenvolverá todas as quartas-feiras, incluindo a encenação do espetáculo histórico “A Árvore da Praia”, espetáculo histórico, o primeiro a ser apresentado no teatro riostrense.
Inaugurado em outubro de 2003, o Teatro Popular construiu a sua história com uma programação acessível e diversificada, que contribuiu para o desenvolvimento cultural e a formação de plateia. As visitas guiadas que começam neste ano pretendem colaborar com diretrizes do Plano Municipal de Cultura, ao ampliarem a frequência de público em espaços como bibliotecas, museus, cinemas e teatros.
As visitas guiadas vão proporcionar a crianças e jovens uma visão ampla das atividades profissionais realizadas no teatro, além de possibilitar que assistam a um espetáculo que trabalha com o lúdico.
“A árvore da praia” – Construído com um texto versado, o espetáculo fala da Figueira Centenária, localizada na praia do Centro, e reúne “causos” que aconteceram em seu entorno. Seguindo a estética cordelista, a peça apresenta ainda a história de amor entre uma moradora local, Maria Letícia, e o príncipe Maximilian Wied-Neuwied, naturalista alemão que visitou a antiga vila durante suas pesquisas no litoral brasileiro.
Cinco atores desempenham várias personagens de maneira leve e divertida, levando o público a imergir na memória da cidade.
Agendamento — Serão atendidas duas escolas a cada quarta-feira, representadas por grupos de até 50 alunos, uma pela manhã e outra à tarde. Durante as visitas, os alunos terão acesso aos camarins, à sala técnica (iluminação e som) e bilheteria, além do espetáculo, conversando em seguida com os atores.
Cada visita terá, aproximadamente, a duração de 1h30. Ao final, o grupo será encaminhado para a biblioteca. Para as escolas da rede municipal, o agendamento deve ser feito por meio da secretaria de Educação. Já as instituições particulares e outros grupos podem ligar para a Fundação Rio das Ostras de Cultura pelo telefone (22) 2764-7676, de segunda a sexta, das 9h às 18h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS