Polícia investiga suspeita de chumbinho em merenda de escola de Guarus
Verônica Nascimento e Catarine Barreto 17/02/2020 20:49 - Atualizado em 26/02/2020 14:22
Além de arrombamentos e furtos em cinco unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos, neste final de semana, a Polícia Civil investiga um possível envenenamento de merenda em uma delas, a Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no bairro Jardim Carioca, em Guarus. Merendeiras da escola encontraram, em garrafas de suco, material semelhante ao veneno para ratos popularmente conhecido como chumbinho. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), que suspendeu as aulas ontem e hoje na unidade. O material foi encaminhado para perícia e representantes da empresa responsável pela merenda foram ouvidos na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), mas não quiseram se pronunciar sobre o caso.
De acordo com a prefeitura, arrombamentos foram verificados na Creche Orla 1 e nas escolas municipais Olga Linhares Corrêa, Dr. Luiz Sobral, Lions Goytacá e Pequeno Jornaleiro. “Na Pequeno Jornaleiro e na Olga Linhares as aulas foram mantidas, nas demais os estudantes foram liberados mais cedo”. Na escola do Jardim Carioca, segundo nota da Smece, “a direção observou que garrafas de suco foram abertas pelos invasores” e que, “nelas, havia elementos que a direção suspeitou ser raticida”.
“A situação foi detectada antes do início das aulas e todos os alunos foram liberados. Nenhum deles teve contato com os alimentos. O ocorrido foi registrado na delegacia e a polícia já realizou perícia na tarde desta segunda-feira. O material foi encaminhado para análise. Todos os alimentos que estavam no estoque foram descartados, o local foi limpo e a caixa d´água esvaziada e limpa. A Vigilância Sanitária também foi acionada para inspecionar o local e orientar os funcionários. Não haverá aula na unidade nesta terça-feira (hoje), informou a nota.
Delegado titular da 146ª DP, Pedro Emílio Braga declarou que a ocorrência da escola Dr, Luiz Sobral “foi registrada, a princípio, como furto com arrombamento”. Ele acrescentou que as “outras circunstâncias seguem sob investigação, contudo sob sigilo”.
Até o fechamento desta edição, a Smece não havia tido acesso ao resultado do exame realizado pelo perícia técnica nos alimentos recolhidos da merenda da escola municipal.
Das cinco unidades, apenas a E.M. Pequeno Jornaleiro, no Turfe Clube, não é da área da Delegacia de Guarus. Como a Luiz Sobral, a Creche Orla 1 fica no Jardim Carioca; a escola Olga Linhares Corrêa no Calabouço; a Lions Goytacá no Parque Alvorada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS